quinta-feira, 29 de setembro de 2022 - 29/09/2022 18:35:22
MundodasTribos

Mesmo com o baixo rendimento, a conta poupança continua sendo a primeira opção de investimento de muitos brasileiros. No mês de janeiro, por exemplo, o dinheiro guardado nesse tipo de aplicação chegou a casa dos R$500 bilhões, ultrapassando uma marca histórica.

Em janeiro, o dinheiro guardado na poupança em todo país ultrapassou a marca dos R$500 bilhões. (Foto: Divulgação).

Vale lembrar que em maio do ano passado o governo federal aprovou algumas mudanças para a conta poupança. Agora, os depósitos devem render a TR mais o equivalente a 70% da taxa base, o que, atualmente, está gerando um rendimento próximo dos 5%, ou seja, abaixo da inflação prevista para 2013, que é de 5,5% a 5,8%.

Veja também: Poupança – benefícios, rendimentos e por que aplicar.

Com a inflação em alta, a poupança deixou de ser uma boa opção de investimento. Entretanto, ainda existem circunstâncias para as quais ela continua sendo viável. Abaixo, você pode conferir as principais utilidades da conta poupança e ver qual a melhor forma de explorar esse tipo de aplicação.

O que este artigo aborda:

Utilidades da conta poupança

Uma alternativa viável é usar a poupança para projetos de curto prazo. (Foto: Divulgação).

1. Utilizar a poupança para projetos de curto prazo é uma alternativa viável. Entretanto, o seu desejo de consumo não deve levar muito mais do que 12 meses para ser alcançado, caso contrário, o melhor é procurar outras opções de investimento.

Por exemplo, você pode usar a poupança para guardar dinheiro para a compra de um carro, uma viagem ou outro bem do seu interesse. Vale lembrar que a poupança não tem imposto e possui liquidez diária, isto é, permite que o dinheiro seja secado a qualquer momento;

2. Outra vantagem da conta poupança é a possibilidade de você usá-la para uma reserva de emergência. De acordo com os especialistas, o ideal é que a pessoa se previna contra possíveis imprevistos guardando um valor equivalente a seis meses de suas despesas.

Tire suas dúvidas sobre poupança em: Perguntas e respostas sobre conta poupança.

Em geral, a poupança é a melhor opção para quem deseja fazer uma reserva de emergência. (Foto: Divulgação).

A poupança é simples e evita que o dinheiro perca muito valor com a inflação. As outras aplicações são mais complexas e exigem que o investidor conheça suas regras de funcionamento. Por isso, para uma reserva de emergência, a poupança acaba sendo a melhor opção;

3. Os especialistas também indicam o uso da poupança para investidores iniciantes. Entretanto, eles lembram que o dinheiro só deve ser tirado depois do primeiro aniversário da aplicação. Além disso, ela também pode ser utilizada por quem deseja aprender a controlar e a administrar melhor a sua renda, ou então por pais que querem ensinar os filhos desde cedo a tomar conta do próprio dinheiro.

O conteúdo "As utilidades da conta poupança" foi feito por Paulo Lima e distribuído por MundodasTribos na categoria Economia em .

1

Pode ser do seu interesse

Como montar uma loja de lingerie

Como montar uma loja de lingerie

Como funciona a aposentadoria do MEI?

Como funciona a aposentadoria do MEI?

Os melhores simuladores de empréstimo 2022

Os melhores simuladores de empréstimo 2022

Rede de franquias de pizzaria Domino’s

Rede de franquias de pizzaria Domino’s

Como economizar na festa de casamento

Como economizar na festa de casamento

Empréstimo Pessoal Banco do Brasil

Empréstimo Pessoal Banco do Brasil