As utilidades da conta poupança

Mesmo com o baixo rendimento, a conta poupança continua sendo a primeira opção de investimento de muitos brasileiros. No mês de janeiro, por exemplo,…

Mesmo com o baixo rendimento, a conta poupança continua sendo a primeira opção de investimento de muitos brasileiros. No mês de janeiro, por exemplo, o dinheiro guardado nesse tipo de aplicação chegou a casa dos R$500 bilhões, ultrapassando uma marca histórica.

Em janeiro, o dinheiro guardado na poupança em todo país ultrapassou a marca dos R$500 bilhões. (Foto: Divulgação).

Vale lembrar que em maio do ano passado o governo federal aprovou algumas mudanças para a conta poupança. Agora, os depósitos devem render a TR mais o equivalente a 70% da taxa base, o que, atualmente, está gerando um rendimento próximo dos 5%, ou seja, abaixo da inflação prevista para 2013, que é de 5,5% a 5,8%.

Veja também: Poupança – benefícios, rendimentos e por que aplicar.

Com a inflação em alta, a poupança deixou de ser uma boa opção de investimento. Entretanto, ainda existem circunstâncias para as quais ela continua sendo viável. Abaixo, você pode conferir as principais utilidades da conta poupança e ver qual a melhor forma de explorar esse tipo de aplicação.

Utilidades da conta poupança

Uma alternativa viável é usar a poupança para projetos de curto prazo. (Foto: Divulgação).

1. Utilizar a poupança para projetos de curto prazo é uma alternativa viável. Entretanto, o seu desejo de consumo não deve levar muito mais do que 12 meses para ser alcançado, caso contrário, o melhor é procurar outras opções de investimento.

Por exemplo, você pode usar a poupança para guardar dinheiro para a compra de um carro, uma viagem ou outro bem do seu interesse. Vale lembrar que a poupança não tem imposto e possui liquidez diária, isto é, permite que o dinheiro seja secado a qualquer momento;

Continuar Lendo  Empréstimos Banco Alfa

2. Outra vantagem da conta poupança é a possibilidade de você usá-la para uma reserva de emergência. De acordo com os especialistas, o ideal é que a pessoa se previna contra possíveis imprevistos guardando um valor equivalente a seis meses de suas despesas.

Tire suas dúvidas sobre poupança em: Perguntas e respostas sobre conta poupança.

Em geral, a poupança é a melhor opção para quem deseja fazer uma reserva de emergência. (Foto: Divulgação).

A poupança é simples e evita que o dinheiro perca muito valor com a inflação. As outras aplicações são mais complexas e exigem que o investidor conheça suas regras de funcionamento. Por isso, para uma reserva de emergência, a poupança acaba sendo a melhor opção;

3. Os especialistas também indicam o uso da poupança para investidores iniciantes. Entretanto, eles lembram que o dinheiro só deve ser tirado depois do primeiro aniversário da aplicação. Além disso, ela também pode ser utilizada por quem deseja aprender a controlar e a administrar melhor a sua renda, ou então por pais que querem ensinar os filhos desde cedo a tomar conta do próprio dinheiro.

Top