Search

Como Escolher e Usar a Chapinha

Modelos variam de acordo com preços e fabricantes e quem for comprar pode pesquisar qual a melhor chapinha.
Google plus

Você sabe Como Escolher e Usar a Chapinha?  A maioria das mulheres preferem usar os cabelos lisos, mesmo que os enrolados estejam na moda, a prova disso é o sucesso que a chapinha faz. A chapinha é capaz de alisar os cabelos com rapidez e eficiência e sem precisar utilizar químicas, mas será que você sabe escolher qual o melhor modelo? Que tal conferir algumas dicas de modelos e até como usar esse instrumento bastante comum nos salões de beleza.

Como Escolher e Usar a Chapinha (Foto Ilustrativa)

Como Escolher e Usar a Chapinha

Como Escolher e Usar a Chapinha? A escolha não é fácil, até porque ela vem evoluindo cada vez mais, no passado era feito de placas de alumínio, hoje elas possuem placas de cerâmicas, é usado até mesmo em técnicas de transformação e tratamento. A chapinha é seja um instrumento básico para muitas mulheres, mas existem tantos modelos, que na hora de escolher um fica complicado.

Leia mais informações sobre: COMO FAZER CHAPINHA PASSO A PASSO

Quais os tipos de chapinha e quando são usadas?

As escovas definitivas, por exemplo, utilizam a chapinha para dar a forma lisa aos fios. As cauterizações, feitas com produtos termo ativados, utilizam a chapinha para garantir maior penetração das substâncias hidratantes e reconstrutoras do fio.

Algumas chapinhas de metal tem um termostato, que funciona esquentando e esfriando a chapa. Na prática, isso é ruim para os fios porque a pessoa acaba passando mais vezes à chapa na mesma mecha quando a temperatura abaixa o que acaba danificando o fio.

Existem diferentes modelos no mercado (Foto Ilustrativa)

As chapinhas de cerâmica, é um material que não desgasta tanto com o tempo e não cria vincos facilmente, se for utilizada da maneira correta. E a vantagem da cerâmica é com relação à temperatura. A temperatura é estável devido o material, não sendo necessário passar a prancha muitas vezes no mesmo lugar.

A evolução na ionização das chapinhas também foi algo muito importante. Os íons neutralizam a eletricidade estática dos fios, ou seja, acabam com o arrepiado, contribuem para fechar as cutículas e a aumentar o brilho e a maciez.

Os íons também fazem à quebra das moléculas de água que estão na superfície dos fios, o que facilita a absorção delas pelos cabelos. O que resulta em uma maior hidratação e proteção para os fios.

Há também chapinhas que usam à tecnologia das ondas infravermelhas, que esquentam a parte mais central do cabelo e, por isso, não deixam danificar tanto a superfície dos fios.

Como escolher uma chapinha

Para escolher uma chapinha utilize os seguintes critérios:

Analise o comprimento dos fios. Para cabelos de médios a longos, as chapinhas mais largas são mais indicadas, por ser mais fácil de ser usada.

Para cabelos de médios a curtos, as melhores são as mais estreitas, pois são melhores, também, para modelar os fios, visto facilitar na hora de virar as pontas e para fazer ondulações nos cabelos.

Existem algumas marcas que oferecem modelos com duplas funções, de alisar e ondular os cabelos. Também com opções com dentinhos, que ajudam a alinhar os fios, e com lâminas em ziguezague, que servem para criar texturas para penteados.

É de fundamental importância conferir também a existência de um termostato no aparelho, caso ela seja de metal, que marca até 200° no máximo. Se for de cerâmica, verifique se esta é de boa qualidade e mantém mesmo a temperatura estável.

Não é só preço que deve ser levado em conta (Foto Ilustrativa)

Se puder prefira uma de cerâmica e com íons, mas se quiser comprar a melhor mesmo, opte por uma que tenha, também, a tecnologia das ondas infravermelhas. De acordo com os especialistas, vale a pena investir nestes três quesitos. E para finalizar confira a facilidade de manutenção, para não perder o aparelho quando a garantia acabar.

O uso inadequado da chapinha ou sem uma proteção adequada pode promover queimaduras na superfície dos fios. O que resultaria na perda de queratina e no aparecimento de fissuras na cutícula, se a pessoa continuar a aplicar a chapinha nos fios sem cuidados, as fissuras vão abrindo cada vez mais até que os fios não resistem e arrebentam. O que deixará os fios ressecados e fragilizados.

Leia mais informações sobre: DICAS PARA ESCOLHER A CHAPINHA

Como usar a chapinha e sem agredir os fios

O cabelo deve estar limpo e seco. Secar bem os fios com o secador é fundamental antes de usar a chapinha, e fazer uma escova seria ideal, pois irá facilitar no deslizar da chapa. Use um bom produto termoativado para proteger os cabelos do calor e, de quebra, garantir o efeito liso por mais tempo. Use-o em todo o cabelo, sem exagero para não pesar os fios. Aqueça a chapinha antes de passá-la nos fios, para que fique na temperatura ideal e não seja necessário ficar passando várias vezes na mesma mecha de cabelo.

Siga o procedimento na embalagem do produto e tome cuidado para não estragar os cabelos (Foto Ilustrativa)

Comece a passar pelos fios de trás. Divida o cabelo em mechas, prenda os fios de cima e da frente. Passe a chapinha da raiz para as pontas e apenas uma vez em cada mecha. Passe a chapinha de forma contínua para não queimar os fios. No caso da prancha de metal que não tiver um termostato, que desliga a chapinha de tempos em tempos, a pessoa terá que fazer isso manualmente, tirando-a da tomada de vez em quando, para que ela não aqueça demais e queime os fios.

Lembre-se: a chapinha resseca os fios. É importante fazer hidratações no cabelo, tanto em casa como no salão, para restaurar a umidade perdida.


Google plus


Este artigo possui 14 comentários

  1. Tania Alves
    Publicado em 23/05/2008 às 5:40 PM [+]

    Gostaria de algumas dicas de creme, para q eu possa estar fazendo a hidratação em minha casa, meu cabelo está detonado por causa da chapinha, mais não consigo ficar sem…Me ajude por favor..

  2. Thays Sandy
    Publicado em 03/09/2008 às 8:29 PM [+]

    Eu uso muito a chapinha, praticamente toda semana. Mas o meu cabelo está ficando muito ressecado e cheio de fios quebrados e arrepiados. Eu faço uma hidratação em ksa mesmo antes de usa-lá, espero secar e depois uso, mais parece que não adianta de nada fazer a hidratação pq os fios continuam quebrando muito fácilmente. Preciso de ajuda urgentemente.

  3. gleuciana
    Publicado em 07/09/2008 às 2:35 PM [+]

    gostaria de ver dicas de como escovar os cabelos em casa com fotos pra ficar bem mais claro obrigada.

  4. katia resende
    Publicado em 25/10/2008 às 9:51 PM [+]

    bem gostaria de perguntar sobre uma nova chapinha q se dis ter ion , turmalina e ceramica . oq é turmalina?

  5. Rayssa
    Publicado em 26/04/2009 às 11:38 AM [+]

    Bom dia!
    Meu cabelo é muito oleoso, faço chapinha 2 vezes por semana e as vezes até 3! Não posso passar creme pois dá um aspecto de cabelo sujo e uso shampoo anti-caspa, as vezes hidrato em casa mesmo, gostaria de uma dica de um produto que protegesse meu cabelo e não o deixasse oleoso.

  6. karine
    Publicado em 11/08/2010 às 3:00 PM [+]

    eu queria saber se uma chapinha com temperatura máxima de 210 graus é segura para a nao danificaçao do cabelo
    vlw!

  7. maiza sena
    Publicado em 29/08/2010 às 5:33 PM [+]

    acabei de comprar uma chapinha e já no primeiro uso meu cabelo quebrava toda vez que eu deslizava a prancha numa mecha,nao sei se é a marca ou se é porque nao apliquei nenhum produto antes de iniciar o processo,nem terminei de fazer pois fiquei com medo.me ajude por favor.

  8. tatiane vargas
    Publicado em 09/11/2010 às 8:25 PM [+]

    ola, fiz uma chapinha turmalina na minha irmã milagrosa o cabelo o cabelo dela é super grespo ficou lindo bem lisinho e o melho ela ficou quase uma semana sem lavar o cabelo e o cabelo continuava lisinho fiz uma hidraçao com kerastase e depois passei um desfrissante e passei a pranchei passei uma poumada e ficou lindo ela tem o cabelo bem crespo so usa com rabo mas depois do milagre só quer se ensebir cobro 50reais hidraçao e chapinha vou a domicilio sou de porto alegre meu email é fidelesvargas@bol.com.br

  9. bruna
    Publicado em 30/06/2011 às 2:35 PM [+]

    ameeei essas dicas<#

  10. stefanny
    Publicado em 20/10/2011 às 9:27 PM [+]

    eu achei otimuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!

  11. stefanny
    Publicado em 20/10/2011 às 9:30 PM [+]

    olá eu adorei essas dicas thcau beijinhos cor – de -rosa baby!

  12. Jamille
    Publicado em 19/02/2013 às 2:57 PM [+]

    meu cabelo é cheio , eu poderei usar chapinha ION da taiff . ?

  13. MTJac
    Publicado em 19/02/2013 às 3:18 PM [+]

    Olá Jamille,

    Creio que sim.

    Att,

  14. Priscila
    Publicado em 09/05/2014 às 10:50 AM [+]

    Pra mim as melhores são as de cerâmica e se tiver íons, melhor ainda!! Eu tenho a Cerâmic laser íon da Gama e super aprovo!!

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top