Menu

Serviços

Atualizado em 16 de agosto de 2011, às 20:30 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Como Consultar O PIS Pela Internet

246826 como consultar o pis pela internet Como Consultar O PIS Pela Internet

O PIS é um dos benefícios sociais da Caixa Econômica Federal que contribui com o orçamento de muitos trabalhadores brasileiros. O Programa de Integração Social foi criado pelo Governo e contribui tanto com o crescimento da empresa como também com as condições de vida do empregado.

O empregador deve efetuar o cadastramento da sua empresa no PIS, respeitando é claro todos os critérios pré-estabelecidos pelo programa. Depois, o trabalhador admitido numa determinada empresa vinculada ao PIS efetua a inscrição para receber o benefício, também conhecido como abono salarial.

O trabalhador com cadastro no PIS recebe um cartão com o número de inscrição, com o qual pode sacar o seu benefício social ou fazer consultas com total segurança. O cadastramento é realizado em qualquer agência da Caixa e o calendário de pagamentos disponibilizado no site oficial da instituição financeira ajuda os trabalhadores a ficar informados sobre o programa.

O recebimento do abono salarial pela Caixa só é possível se a pessoa estiver cadastrada no programa há pelo menos cinco anos. O benefício PIS/PASEP tem validade para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos por mês. O trabalhador cadastrado deve ainda ter exercido atividade remunerada por pelo menos trinta dias no ano-base para ter direito ao dinheiro do abono.

246826 como consultar o pis pela internet 1 Como Consultar O PIS Pela Internet

O Programa de Integração Social tem uma série de requisitos para aceitar uma empresa como participante do benefício social. Quando o cadastro é aprovado o funcionário passa a ser mais valorizado e conta com um auxílio gratificante. A contribuição social tem sido uma iniciativa com bons resultados no Brasil, com a capacidade de complementar a renda de milhares de famílias brasileiras.

O abono salarial PIS é um direito dos trabalhadores com carteira assinada, ou seja, dos profissionais contratados pelas empresas parceiras do programa. É importante lembrar que o PIS/PASEP está restrito a algumas categorias e não inclui trabalhadores vinculados a pessoa física (rurais ou urbanos). Menores aprendizes e empregadas domésticas também não possuem direito de receber o benefício. O valor do abono corresponde a um salário mínimo e pode ser sacado somente através do cartão cidadão. O pagamento respeita um cronograma divulgado pela Caixa.

Consultas ao PIS/PASEP online

A pessoa cadastrada no PIS não precisa ir até uma agência da Caixa para verificar se o benefício já está disponível, basta usar a internet como veículo das consultas. O acesso privado as informações permite conhecer o saldo para saque e também o calendário de pagamentos, que varia de acordo com as datas de nascimento.

246826 como consultar o pis pela internet 2 Como Consultar O PIS Pela Internet

Acesse o portal da Caixa Econômica Federal e depois escolha a opção de “serviços online” para fazer consultas com segurança através da internet. O internauta será direcionado para uma página de identificação onde o sistema solicita o NIS e a senha correspondente ao cartão cidadão para acesso as informações online. Caso o trabalhador não possua uma senha para os acessos, ele deve ir até uma agência da Caixa para gerar um código do seu cartão cidadão.

As consultas ao PIS pela internet garantem conveniência e as informações disponíveis na plataforma são sempre atualizadas. Caso o trabalhador busque mobilidade na hora de consultar o benefício, ele pode usar o celular ou smartphone para acessar os serviços online da Caixa Econômica Federal.

Na plataforma que permite consultar o PIS, os usuários também podem encontrar informações a respeito do seguro desemprego. No momento de usufruir dos serviços ao cidadão, verifique se o número de identificação social foi preenchido adequadamente.

Acesse o site da Caixa e faça consultas do PIS pela internet.