NIS: o que é e como se cadastrar

O que é NIS? Basta uma navegação rápida pela internet para verificar que há muitas pessoas à procura dessa informação. E se você é…

O que é NIS? Basta uma navegação rápida pela internet para verificar que há muitas pessoas à procura dessa informação. E se você é uma delas, fique atento à matéria a seguir, que preparamos para esclarecer essa dúvida.

NIS: o que é e como se cadastrar (Foto Ilustrativa)

NIS: o que é e como se cadastrar (Foto Ilustrativa)

O Número de Identificação Social (NIS) é um número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal aos cidadãos que serão beneficiados por algum programa social, mas que ainda não possuem cadastro no PIS (Programa de Integração Social).

Ou seja, se você não tem número do PIS, mas quer se cadastrar no Bolsa Família, participar do Pronatec, solicitar isenção de taxas em concursos públicos ou concorrer a bolsas de estudo do ProUni, entre outros programas do governo, vai precisar do NIS.

NIS: O que é e como se cadastrar

O NIS é fundamental para quem deseja participar do Bolsa Família (Foto Ilustrativa)

O NIS é fundamental para quem deseja participar do Bolsa Família (Foto Ilustrativa)

Para que serve o NIS? Além das finalidades comentadas acima, esse importante número também possui grande utilidade para os trabalhadores, podendo ser utilizado para identificá-los no recolhimento/recebimento do FGTS, abono salarial, seguro desemprego e no ato da aposentadoria.

E como cadastrar NIS? O cadastramento NIS é realizado junto à Caixa, de diferentes maneiras. Para quem precisa do NIS para o Bolsa Família, por exemplo, é necessário procurar a prefeitura municipal e solicitar o cadastro. Já as empresas podem fazer o cadastro online do NIS de seus trabalhadores através do site da Caixa.

Em caso de dúvidas sobre o cadastramento NIS, a melhor alternativa é procurar a agência mais próxima da Caixa Econômica Federal (confira os endereços) ou entrar em contato com o banco através do telefone 0800-726-0207.

Leia Também:  Como Abrir uma Franquia Thathagurt

Outra dúvida comum é sobre como descobrir o número do NIS. Nesse caso, a dica é também procurar a Caixa, apresentando um documento oficial de identificação, e solicitar a pesquisa do seu NIS.

Diferenças entre NIS e PIS

O NIS pode funcionar como número do PIS, dependendo da situação (Foto Ilustrativa)

O NIS pode funcionar como número do PIS, dependendo da situação (Foto Ilustrativa)

A inscrição NIS é atribuída para fins de identificação do cidadão que tenha ou possa vir a ter direito a benefícios sociais. No momento em que ele passa a ter vínculo empregatício, o seu NIS é cadastrado no Programa de Integração Social, tornando-se uma inscrição PIS.

Ou seja, o NIS passa a valer como número do PIS/PASEP quando o cadastrado no NIS consegue o primeiro emprego.

A partir do Programa de Integração Social, o trabalhador passa a ter direito ao abono salarial anual, FGTS e seguro desemprego, entre outros benefícios.

Diferenças entre NIS e NIT

O cadastro no NIS é realizado junto à Caixa Econômica Federal (Foto Ilustrativa)

O cadastro no NIS é realizado junto à Caixa Econômica Federal (Foto Ilustrativa)

Já o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) serve para identificar os trabalhadores autônomos, aqueles que não possuem carteira assinada. Através do NIT é possível fazer os recolhimentos das contribuições do INSS.

O cadastro do NIT atende aos Segurados Contribuinte Individual, Segurado Especial e Facultativo e Empregado Doméstico.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top