Menu
Você está em: MundoDasTribos > Como Acabar com as Olheiras – Tratamento para Olheiras

Tratamentos podem variar de acordo com a profundidade do problema. Cuidados simples podem ajudar a amenizar.
 

Todo mundo se pergunta Como Acabar com as Olheiras – Tratamento para Olheiras. Afinal, todo mundo passa, por algum momento, por este tipo de problema. Claro, tem gente que tem isso com frequência e sofre sérias consequências. Por isso mesmo, para ajudar a solucionar esse problema, é que reunimos aqui algumas dicas e explicações sobre o tema.

Como Acabar com as Olheiras - Tratamento para Olheiras (Foto Ilustrativa)

Como Acabar com as Olheiras – Tratamento para Olheiras

O tratamento que ajuda e revela Como Acabar com as Olheiras – Tratamento para Olheiras é simples, mas depende da intensidade da situação. Ou seja, tem pessoas que tem o problema, mas ele é mais discreto, pode-se usar pomadas e até tratamentos naturais. No caso de quem já tem o contorno do olho marcado, que algumas vezes chega até ficar roxo, aí o tratamento é mais específico e necessita até de médico. Aliás, antes de fazer qualquer tipo de tratamento, consulte um médico e até porque muitas das tentativas de resolver o problema serão aplicadas na pele e a mesma precisa de certos cuidados, de uma certa proteção.

 

De qualquer forma, você não precisa mais sofrer por causa das olheiras, se elas estão comprometendo seu visual, você pode se livrar delas.

Tratamentos naturais ajudam no combate a olheira (Foto Ilustrativa)

Mas, antes vamos aprender um pouco sobre as olheiras. A região da pálpebra inferior é irrigada por vasos sanguíneos. Então, quando esse vasos ficam dilatados ocorre uma espécie de inchaço local devido a saída de glóbulos vermelhos do interior deles para a derme, estas hemácias passam por uma mudança química, com depósito de pigmentos férricos, deixando a região mais amarronzada, segundo a Dra Valéria Marcondes, dermatologista.

No entanto, com o passar dos anos ou por fatores genéticos a pele pode ficar mais flácida e os vasos mais volumosos, podendo aumentar e intensificar a coloração local.

Leia mais informações sobre: Cirurgia Plástica Para Olheira

Veja os tipos de tratamentos para acabar com as olheiras

Laser: Esse tipo de tratamento é ideal para acabar com as olheiras, o laser pode agir no sistema vascular ou na pigmentação da pele. O laser de luz pulsada emite um feixe de luz que é atraído pela cor da região escura, causando a fragmentação do pigmento, clareando a pele.

Uma das opções para remover as marcas é fazer um tratamento a laser (Foto Ilustrativa)

Para fazer o tratamento a laser, os olhos devem ser protegidos para evitar que os raios atinjam o órgão, visto que há risco de uma queimadura ocular. O tratamento requer de 4 a 5 sessões e pode causar vermelhidão e inchaço no local de 3 a 4 dias. Nesse período é fundamental evitar exposição solar para evitar manchas na pele.

Tratamentos mais naturais

Cremes: Uma outra opção para quem não quer fazer sessões de lazer é escolher tratamentos que agem na drenagem local ou e que melhoram a vasodilatação venosa, como por exemplo usar produtos com bioflavanóides (rutina, benzopironas, escina) princípios ativos que aumentam o tônus venoso e diminuindo a dilatação, já que atuam na microcirculação sanguínea.

Tratamentos variam de acordo com a intensidade da mancha (Foto Ilustrativa)

Peeling: Os ácidos causam uma esfoliação suave da região com clareamento, mas esse tipo de tratamento é restrito, e depende da avaliação de um médico para evitar manchas ou outras complicações. Porém, em uma versão menos abrasiva, a pessoa poderá recorrer aos produtos despigmentantes, ou seja, que removem o pigmento, como o ácido kójico, fítico, hidroquinona ou aqua licorice.

Carboxiterapia também é usado para aliviar a marca (Foto Ilustrativa)

Carboxiterapia: A carboxiterapia tem se tornado eficiente para o tratamento das olheiras. Com a infiltração subcutânea de gás CO2 (dióxido de carbono), há um aumento das trocas de oxigênio no local que melhora a irrigação e nutrição celular, e também há o fato que o descolamento físico promovido pelo gás estimula a formação de novas fibras de colágeno, melhorando a flacidez da pele.

Leia mais informações sobre: Carboxiterapia Para Olheiras: Saiba Mais

O truque da maquiagem

No entanto, se você estiver em uma situação que exige emergência, você poderá optar por truques de maquiagem que vão resolver o problema.
Para disfarçar as olheiras você pode usar um corretivo do mesmo tom da pele. Com a ajuda de um pincel, você deve passar o produto em toda a pálpebra superior e inferior, no canto dos olhos, canto do nariz e abrindo levemente para as maças do rosto para uniformizar com o restante da pele do rosto.

Maquiagem leve ajuda a esconder as manchas (Foto Ilustrativa)

No caso de manchas muito escuras tome cuidado na hora de escolher o corretivo, o ideal é misturar o corretivo no tom da pele com um que tenha um matiz mais avermelhado, para que assim, você consiga neutralizar o fundo escuro da mancha.

Tratamentos caseiros

Quem quiser fazer um tratamento caseiro, pode fazer. Mas é preciso alguns cuidados para não piorar ainda mais as marcas das olheiras.  Temos aqui duas dicas interessantes que podem ser usadas facilmente e sem muitos problemas.

Para amenizar as manchas você pode utilizar um pano úmido. Molhe o mesmo, coloque no congelador por alguns poucos minutos e espere o pano apresentar aquela textura mais congelada. Feito isso, prepare a área do olho para passando um pouco de água na região e depois coloque o pano gelado e deixe ali por alguns minutos. As manchas vão ficar mais claras e menos evidentes.

Massagem na região dos olhos ajuda também a evitar olheiras e rugas (Foto Ilustrativa)

Outra técnica comum que as pessoas utilizam é o sachê do chá, aquele saquinho que jogamos fora depois de tirar a essência da erva para o chá. Você mesma pode aproveitar esse saquinho ao deixar esfriá-lo e depois inserir o mesmo na geladeira, assim como o pano, é só preciso esperar ficar mais frio e aplicar na região dos olhos.

Massagem nos olhos

A técnica de massagear regiões como o entorno dos olhos é algo até polêmico, mas quem quer fazer isso em casa deve tomar uma série de cuidados, tendo em vista que os movimentos só podem ser feitos calmamente, sem machucar os olhos. Aliás, qualquer movimento brusco pode de fato prejudicar a vista.

Massagem nas olhos precisa ser feita com leveza (Foto Ilustrativa)

Cuidado ao usar objetos como o cotonete, igual a imagem acima, pois é um outro risco que se corre. Aliás, só para você ter uma ideia nem o cotonete em si deveríamos usar para limpar as ceras no ouvido, por exemplo. Isso porquê vários estudos já comprovaram que o movimento naquela região por meio do objeto apenas empurra ainda mais a sujeira e o excesso de cera para dentro do ouvindo. Imagine isso na região dos olhos!

Esses dois métodos não vão remover completamente a mancha, mas ajudam a reduzir a marca nos olhos.

Cuidado com a maquiagem

Maquiagem pode ajudar ou piorar os sinais (Foto Ilustrativa)

O importante é ficar atento com os sinais, pois há pessoas que se utilizam a maquiagem podem evidenciar ainda mais as manchas. Há também casos de reação alérgica, principalmente nessa região. Antes de sair aplicando esses produtos, fique atento para fazer uma boa maquiagem e, ao contrário do que se imagina, o ideal é deixar a maquiagem discreta no rosto e nada de colocar cores fortes. Não vai pecar na maquiagem, para isso conferir nossas dicas de como se maquiar fazendo a busca pelo tema na caixa de busco lá no começo do site.

Como evitar as manchas?

Todo mundo se pergunta como as olheiras aparecem e um dos erros que podem ajudar no aparacimento das manchas é justamente dormir mal, dormir poucas horas por dia, mas as manchas não se resumem nisso. Cigarro e álcool também são apontados como um dos causadores da mancha e, acredite, a falta de uso de cremes hidratantes também pode agravar ainda mais a situação.

Quer mais dicas de saúde e beleza? Confira os artigos que preparamos para você aqui no Mundo das Tribos!

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL