sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023 - 03/02/2023 10:34:21
MundodasTribos

Para motivar os funcionários de uma empresa, captar novos talentos e criar um ambiente  colaborativo de trabalho, um dos recursos que a alta gestão de uma organização pode oferecer é um pacote de benefícios obrigatórios. 

Esses benefícios, junto ao salário, melhoram a qualidade de vida dos colaboradores e podem potencializar os resultados de projetos. Além de ser um diferencial, é preciso estar atento quanto a alguns benefícios que são exigidos por lei.

O que este artigo aborda:

Quais os benefícios que as empresas podem oferecer aos funcionários?

Os benefícios podem ser qualificados entre os obrigatórios e os não obrigatórios. Benefícios obrigatórios são aqueles estabelecidos na Constituição e configura como um direito ao trabalhador

As empresas que não cumprirem com o previsto em lei e não oferecerem os benefícios obrigatórios aos seus funcionários podem vir a sofrer sanções.

Quais os benefícios obrigatórios e opcionais das empresas (1)

Fonte/Reprodução: original

Já os benefícios não obrigatórios são aqueles em que a empresa pode optar ou não por oferecer, mas atua como estratégia fundamental para captação de talentos. Afinal, os melhores funcionários irão querer trabalhar nas melhores empresas.

Quanto melhor o pacote de benefícios da empresa, mais a organização é bem vista pelo mercado.

Benefícios obrigatórios por lei

Qualquer trabalhador que tenha carteira assinada está garantido pela CLT, Consolidação das Lei Trabalhistas. Também chamados de encargos sociais, são uma série de benefícios obrigatórios que as empresas devem colocar em vigor. Os principais são:

  • 13º salário;
  • FGTS;
  • INSS;
  • adicional de férias;
  • férias remuneradas;
  • horas extras, se tiver;
  • licenças;
  • repouso semanal remunerado;
  • vale-transporte.

Todos eles devem estar na folha de pagamento, e parte do salário do funcionário pode sofrer descontos para sua composição. O vale-transporte, por exemplo, pode descontar até 6% do salário do beneficiário – mas não pode ultrapassar esse valor.

Quais são os benefícios opcionais ou espontâneos?

Já os benefícios não obrigatórios, também chamados de benefícios espontâneos ou opcionais são aqueles que, apesar de não serem exigidos por lei, a empresa pode optar por fornecer. 

Apesar de ser tido como um gasto a mais para algumas empresas, outras possuem a visão de se tratar de um investimento para reter os melhores funcionários na empresa. 

É considerado uma vantagem competitiva frente às empresas concorrentes, e colabora para uma cultura organizacional mais favorável.

Quais os benefícios oferecidos pelas melhores empresas

Entre os benefícios oferecidos pelas melhores empresas, destacamos o vale-refeição ou alimentação, que é usado pelo colaborador para comprar alimentos. 

A maioria das empresas já oferece esse benefício, e alguns sindicatos, em acordo com empresas e trabalhadores, até estipulam um valor mínimo a depender da categoria de trabalho.

Outro grande diferencial é um plano de assistência médica e plano odontológico, para que o funcionário e sua família possam cuidar melhor da saúde e qualidade de vida. 

Para funções em que o colaborador precisa demandar grande esforço físico ou movimentos repetitivos, é até uma forma de prevenção contra acidentes de trabalho oferecer ao colaborador opção de massagistas e fisioterapia.

Bolsas de estudo, academia e vale cultura são outros benefícios bem visados pelos trabalhadores. Inclusive, para empresas que oferecem descontos para cinema, teatro e eventos em geral, é deduzido 1% do imposto de renda que ela pagar.

Por fim, existem benefícios que não demandam grandes custos, como horários flexíveis. Dar a possibilidade do funcionário sair mais cedo ou chegar mais tarde em certos dias de trabalho já são suficientes para deixá-los mais motivados.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Promoção Visa Shell 2010

Promoção Visa Shell 2010

Vestibular de Inverno UNESP 2012: inscrições, vagas

Vestibular de Inverno UNESP 2012: inscrições, vagas

Alvará de funcionamento: passo a passo para tirar

Alvará de funcionamento: passo a passo para tirar

LojasKd é confiável ?

LojasKd é confiável ?

Vagas de Estágio TIM 2010 – Inscrições www.tim.com.br

Vagas de Estágio TIM 2010 – Inscrições www.tim.com.br

O que é Java?

O que é Java?