Menu

Decoração

Atualizado em 1 de novembro de 2012, às 8:22 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Colocar prateleiras na parede, passo a passo

Aprenda como instalar prateleiras nas paredes e aproveite ao máximo o espaço vertical de cada ambiente.

As prateleiras são usadas com frequência na decoração, servindo para expor objetos ou organizá-los. Elas representam uma ótima opção para os moradores que desejam aproveitar o espaço vertical, mas não possuem condições de investir numa mobília planejada. Mesmo com o surgimento dos cubos e nichos, as prateleiras continuam sendo uma solução clássica para o arranjo físico.

535290 Colocar prateleiras na parede passo a passo Colocar prateleiras na parede, passo a passoAs prateleiras servem para expor e organizar objetos. (Foto:Divulgação)

Colocar prateleiras parece uma tarefa simples, mas que costuma deixar as pessoas em dúvida. A instalação dos suportes requer equipamento apropriado e conhecimento da técnica para que cada peça fixada na parede adquira firmeza e resistência.

Para instalar uma prateleira na parede sem cometer erros é importante ficar atento aos detalhes. Por exemplo, se o morador não está seguro da linearidade dos furos, a peça corre o risco de ficar torta e comprometer a decoração do ambiente como um todo.

Saiba mais: Prateleiras para parede – modelos, dicas de decoração

Como colocar prateleiras na parede?

Uma pessoa leva no máximo 20 minutos para instalar uma prateleira. Para evitar sujeira no ambiente, é recomendado forrar o chão com jornal.

535290 Colocar prateleiras na parede passo a passo 2 Colocar prateleiras na parede, passo a passoAs prateleiras precisam ser firmes e resistentes. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir os materiais necessários e o passo a passo:

Materiais

Furadeira
Broca
Parafusos e buchas
Lápis
Trena
Suporte para fixação
Prateleira

Passo a passo para colocar prateleira

535290 Colocar prateleiras na parede passo a passo 1 Colocar prateleiras na parede, passo a passoA trena ajuda a encontrar uma medida linear e evita que a prateleira fique torta. (Foto:Divulgação)

1. Inicie o trabalho medindo o lugar onde será instalada a prateleira. Neste primeiro momento é importante usar uma trena para encontrar uma uniformidade na altura, considerando os dois pontos da peça. Depois de calcular a medida linear, é necessário fazer as marcações com o lápis.

2. Ajuste o suporte à marcação na parede e depois confirme os locais onde os furos serão feitos. Normalmente os furinhos ficam entre 10cm a 15cm das extremidades da prateleira para garantir que a peça se torne mais firme.

3. Posicione a furadeira em um ângulo de 90º e faça os furos na parede. É importante usar uma broca específica para a superfície onde a prateleira será instalada, como é o caso do concreto, do gesso acartonado ou da madeira.

4. Encaixe as buchas nos furos e depois prenda o suporte com os parafusos. Se a furadeira não for parafusadeira, é necessário usar uma chave philips. Vale ressaltar que as buchas e parafusos devem ser apropriados ao tipo de parede e ao tamanho da prateleira, caso contrário a fixação não será boa.

5. Coloque a prateleira sobre o suporte e termine de fixar com os parafusos.

Veja também: Modelos de prateleira para quarto

Observação: se a prateleira comprada acompanhar manual, é importante ler as instruções com muita atenção para realizar um bom trabalho.