Menu

Comportamento

Atualizado em 22 de agosto de 2012, às 7:40 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Casamento faz mulheres consumirem mais bebidas alcoólicas

Por causa da influência do marido, mulheres casadas consomem mais álcool do que as solteiras.

Estima-se que, desde os anos 70, o consumo de bebidas alcoólicas por mulheres aumentou em 80%. Quando solteiras, elas costumam sair com as amigas para beber e se divertir. Entretanto, não é este estado civil que está associado ao elevado consumo de álcool. De acordo com um estudo sociológico americano, o casamento faz as mulheres consumirem mais bebidas alcoólicas.

504870 Casamento faz mulheres consumirem mais bebidas alcoólicas Casamento faz mulheres consumirem mais bebidas alcoólicasPesquisa revela que mulheres casadas consomem mais bebidas alcoólicas. (Foto:Divulgação)

Veja também: Consumo moderado de álcool protege as mulheres da artrite

Mulheres casadas consomem mais álcool

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos, revelou que as mulheres casadas consomem mais bebidas alcoólicas do que as solteiras. Já entre os homens, o consumo de álcool cai após o casamento em virtude do controle feminino. Os resultados do estudo foram divulgados no congresso da Associação Sociológica Americana, no último sábado (18).

Para chegar à conclusão de que o casamento eleva o consumo de álcool entre mulheres, os autores do trabalho avaliaram mais de mil pessoas, de todos os estados civis, incluindo solteiras, viúvas e divorciadas para fazer as comparações.

Os pesquisadores também descobriram através do estudo que os homens satisfeitos e felizes com o casamento bebem menos. Isto acontece porque eles possuem um forte laço de companheirismo com as suas esposas, que influenciam no controle sob o hábito de ingerir álcool.

504870 Casamento faz mulheres consumirem mais bebidas alcoólicas 1 Casamento faz mulheres consumirem mais bebidas alcoólicasInfluência do companheiro faz mulher casada beber mais. (Foto:Divulgação)

Por outro lado, os homens não se revelam boas influências para as mulheres quando se trata de bebidas alcoólicas. Os maridos introduzem o álcool na vida de suas esposas, criando assim o hábito de beber. Constatou-se também que, depois do divórcio, a mulher bebe menos, pois ela perde a influência do seu cônjuge.

Um contraste entre homens e mulheres

De modo geral, os homens continuam bebendo mais do que as mulheres e estão mais condicionados a sofrer com os efeitos do álcool, como é o caso da cirrose. Enquanto estão casados, o consumo de bebida diminui ou estabiliza, mas, quando se tornam solteiros novamente após o divórcio, bebem muito mais do que os outros.

Embora enfrente o estresse e a tristeza do fim do relacionamento, a mulher divorciada passa exatamente pelo efeito contrário ao do homem: ela bebe menos quando está sozinha. Apesar de indicar que a separação diminui o consumo de álcool, a pesquisa também mostrou que o índice de problemas envolvendo abuso de bebidas alcoólicas é maior em mulheres divorciadas do que em casadas.

504870 Casamento faz mulheres consumirem mais bebidas alcoólicas 2 Casamento faz mulheres consumirem mais bebidas alcoólicasOs problemas envolvendo abuso de álcool são maiores em mulheres divorciadas do que em casadas. (Foto:Divulgação)

As mulheres casadas não consomem grandes quantidades de bebidas alcoólicas porque se sentem infelizes ou insatisfeitas com os seus relacionamentos, muito pelo contrário, elas passam a beber como um ato de companheirismo.

Saiba mais: Consumo de álcool eleva o risco de câncer de mama