Enxoval de casamento: como montar, dicas

Na hora de montar o enxoval de casamento, é preciso ter paciência e atenção a alguns detalhes. Primeiramente, vale lembrar que os itens para…

Na hora de montar o enxoval de casamento, é preciso ter paciência e atenção a alguns detalhes. Primeiramente, vale lembrar que os itens para a casa são muitos. Depois, vem questão dos gastos, que não serão poucos, já que os materiais de qualidade não costumam ser baratos. O ideal é começar a adquirir os produtos, com antecedência e aos poucos. Assim, o orçamento não pesa demais e, quando o casal se mudar para a sua nova casa, terão tudo que precisam, às suas mãos. Veja algumas dicas para montar o enxoval de casamento.

Itens como toalhas e lençóis podem ser comprados em maior quantidade (Foto: Divulgação)

O que comprar para o enxoval?

Alguns itens de enxoval são essenciais. Outros, porém, podem ser adquiridos, aos poucos, apenas como complemento da decoração. Comprar lençóis em maior número, por exemplo, é indispensável. A qualidade do produto dependerá das necessidades e disponibilidade financeira de cada pessoa, já que vemos diferentes materiais, disponíveis no mercado. Basicamente, o enxoval deve conter:

– Para o quarto do casal: 4 jogos de lençóis, 1 protetor de colchão, 2 edredons (um mais fino e outro mais espesso), 1 cobertor, 1 manta e 2 travesseiros;

– Para o banheiro: 4 jogos completos de toalhas, 2 toalhas avulsas de banho (para reserva), 2 toalhas de piso, 4 ou 5 toalhas de rosto;

Na dúvida, cores neutras são e melhor opção (Foto: Divulgação)

– Para a cozinha e a copa: 10 panos de prato, 5 toalhas de mão, 2 aventais, 2 pegadores de panela, 5 ou 6 panos de chão;

– Mesa: 2 ou 3 toalhas mais simples, para o dia a dia; 2 toalhas mais sofisticadas, para jantares; jogo americano e descansos para copos.

Os itens acima serão muito usados. Portanto, é indicado comprar uma boa quantidade deles, para quem possam ser trocados, com frequência, sem ficarem desgastados demais.

Continuar Lendo  Saia de Tricô Infantil – Modelos

Outros itens para o enxoval

Caso a opção seja por combinar roupas de cama, é preciso ter atenção, na hora de escolher os itens. Na dúvida, vale a pena investir na cor branca, que é sempre neutra e permite que outros componentes sejam adicionados, no futuro.

É importante ter, ao menos, 2 colchas para a cama. Ela não precisa ser a mais sofisticada da loja. Basta que seja bonita, pois irá enfeitar o quarto, enquanto protege os lençóis.

É indicado ter 1 ou 2 toalhas de mesa para ocasiões especiais (Foto: Divulgação)

O casal que decide ter um quarto de hóspedes deverá reservar mais 2 jogos de lençóis, 2 cobertores, 2 travesseiros e 2 fronhas, no mínimo. Neste caso, indica-se ter mais 2 toalhas de banho, como reserva. É claro que, ao montar o enxoval de casamento, pode-se aumentar o número de todos os itens. Isso dependerá das possibilidades do casal. Entretanto, a quantidade citada, acima, deverá ser a mínima.

Top