Saiba como e quando dizer não no trabalho

Uma das coisas mais comuns no mercado de trabalho é que as empresas exigem mais dos seus funcionários. Trabalhar bastante é uma excelente característica…

Por Editorial MDT em 15/03/2013

Uma das coisas mais comuns no mercado de trabalho é que as empresas exigem mais dos seus funcionários. Trabalhar bastante é uma excelente característica do funcionário, entretanto, em alguns momentos, a sobrecarga de tarefas pode trazer problemas. O assunto pode ser resolvido dizendo abertamente ao chefe que não é possível fazer tudo. Saiba como e quando dizer não no trabalho.

É preciso dizer não no trabalho para evitar problemas. (Foto: divulgação)

As vezes é preciso dizer “Não”

Muitas vezes estamos cheios de trabalho, mas para não decepcionar o chefe ou ser visto como um bom funcionário, acabamos aceitando fazer uma nova atividade que vai além do que devíamos fazer. O fato é que uma vez ou outra, pode até ser normal, porém essa prática pode ser negativa.

Saber dizer não no local de trabalho é essencial, já que essa atitude está relacionada com a capacidade de produção e relacionamento com as pessoas, o que pode afetar sua imagem. Porém, é preciso saber usar essa palavra corretamente.

O não pode causar problemas com outras pessoas. Por isso deve ser dito com cuidado. (Foto: divulgação)

Veja também como não levar trabalho para casa 

Como e quando dizer não no trabalho

1. Mesmo que o estresse no dia a dia seja grande, é preciso ter calma. Recusar ajudar alguém a fazer um trabalho pode fazer com que ela se sinta ofendida, crie inimizades e conflitos no trabalho;

2. É preciso explicar os motivos para que as pessoas entendam, mesmo que elas não concordem com você. Tenha sempre em mente que a preguiça e falta de vontade não são motivos para dizer não a alguém;

3. Se tiver dúvidas para cumprir determinada tarefa, informe a pessoa sobre as possibilidades de não conseguir fazer a mesma.  Caso não consiga, não é preciso se sentir culpado, pois você informou sobre o assunto;

4. Quando não tiver tempo para realizar uma atividade ou estiver com muito trabalho, simplesmente diga não. As consequências de dizer sim de forma inadequada, podem comprometer a sua imagem em relação a capacidade de organização;

5. Dizer não em alguns momentos pode ser a melhor atitude para sua vida profissional;

6. Quando sair do seu alcance e conhecimento, você pode escolher em dizer não somente para realizar o trabalho sozinho. Isso porque, deve ser disposto a fazer a fazer o que lhe é proposto, para não demonstrar desinteresse.

Um bom funcionário também saber dizer não no trabalho. (Foto: divulgação)

Veja também quando dizer não e como impor limites para os filhos 

Às vezes é preciso dizer não no trabalho para que as sobrecargas não sejam prejudiciais para nosso desempenho. Porém, é necessário saber quando e como dizer não para que os superiores não o vejam como um funcionário preguiçoso. Imponha limites com calma e sempre explicando o motivo.

 

Top