Menu

Culinária

Atualizado em 7 de julho de 2012, às 10:55 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Ambrosia de chocolate

Receita mineira, a ambrosia é um doce muito saboroso e que pode ficar ainda melhor com chocolate meio amargo.

A ambrosia é um doce típico de Minas Gerais. A receita é fácil de fazer e pode ser tradicional com leite, água e açúcar ou mais incrementada com chocolate. Confira como preparar:

Ambrosia de chocolate

Ingredientes

200 gramas de chocolate meio amargo
2 e 1/4 de xícaras (chá) de açúcar
3/4 de xícara (chá) de água
6 ovos
2 xícaras (chá) de leite

479463 barras de chocolate e rosas Ambrosia de chocolateCom chocolate, essa delícia mineira fica ainda melhor (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Junte o açúcar e a água em uma panela e aqueça em fogo baixo. Aguarde ferver até que se forme uma calda no ponto de fio fino (reserve uma parte para regar o doce). À parte, derreta o chocolate em banho-maria. Adicione os ovos e o leite e misture até conseguir uma massa uniforme. Acrescente essa mistura à calda com açúcar e não deixe espirrar. Deixe cozinhar sem mexer e aguarde formarem-se pequenos grumos.

Deixe cozinhando até que a calda fique de novo em ponto de fio fino. Tire da panela usando uma escumadeira e tente não desfazer os grumos. Passe para uma compoteira, despeje a calda reservada por cima e faça a decoração de sua preferência: uma dica é utilizar raspas de laranja. Pavê de chocolate

479463 Receita Ambrosia Ambrosia de chocolateA receita tradicional leva mais gemas que ovos (Foto: divulgação)

E para você que quer experimentar o doce original, o Mundo das Tribos traz a receita. Tome nota:

Ambrosia Original

Ingredientes

2 xícaras de água
5 xícaras de açúcar
12 gemas
8 claras
1 litro de leite

Modo de preparo

Junte a água e o açúcar em uma panela, misture até que o açúcar se dissolva. Depois disso, deixe de mexer e cozinhe até engrossar um pouco. À parte, em uma vasilha bata as gemas e as claras levemente, acrescente o leite e mexa. Misture essa mistura à calda de açúcar e retorne ao fogo durante 20 minutos sem mexer ou até que ferva. De vez em quando, utilize uma colher de pau para passar no fundo da panela e evitar que o doce grude. Quando estiver pronto, passe para uma vasilha e deixe esfriar para servir.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.