5 melhores cidades do Brasil para andar de Bicicleta

Descubra quais são as 5 melhores cidades do Brasil para andar de bicicleta. Esses municípios são favoráveis para pedalar porque oferecem uma boa infraestrutura…

Descubra quais são as 5 melhores cidades do Brasil para andar de bicicleta. Esses municípios são favoráveis para pedalar porque oferecem uma boa infraestrutura aos ciclistas, com sinalização, ciclovias e segurança.

Andar de bicicleta é um hábito que está se tornando cada vez mais popular em algumas cidades brasileiras. Já existem municípios, inclusive, que contam com ótimas ciclovias e estimulam o uso desse transporte sustentável.

Além de ser ecologicamente correta, a bicicleta também oferece uma série de benefícios para a saúde humana. Pedalar é um ótimo exercício aeróbico, portanto, previne a obesidade e diversas doenças ligadas a esse mal. Os adeptos a esse transporte também são beneficiados com bem estar psicológico.

Leia mais: Andar de bicicleta: benefícios

5 melhores cidades do Brasil para andar de Bicicleta

Em comparação com outros países da Europa, o Brasil ainda é imaturo no que diz respeito aos aspectos favoráveis para pedalar. Copenhague, por exemplo, está bem à frente do restante do mundo, já que a bicicleta é mais popular do que o carro ou qualquer outro meio de transporte. Por lá, as pessoas pedalam para ir ao trabalho, à escola, à padaria e até mesmo ao barzinho. Por conta disso, a capital dinamarquesa tem muitos projetos que favorecem as bicicletas e tornam o trânsito mais seguro.

Ranking das melhores cidades para pedalar

A União de Ciclistas do Brasil (UCB) elaborou um ranking com as melhores cidades para pedalar. Para montar a relação, foram considerados 5 critérios: informação, infraestrutura, planejamento, promoção e recursos humanos.

Continuar Lendo  Preenchimento labial cuidados importantes

Conheça as 5 melhores cidades do Brasil para andar de Bicicleta:

Aracaju

Para a surpresa de muitas pessoas, Aracaju detém o título de melhor cidade brasileira para andar de bicicleta. A capital sergipana tem 59 km de ciclovias, uma infraestrutura que atende bem os mais de 600 mil habitantes. Planos de expansão estão sendo colocados em prática.

Porto Alegre

A pesquisa também considera Porto Alegre uma cidade muito bacana para andar de bicicleta. A extensão da ciclovia não impressiona, mas as condições são favoráveis para as pedaladas.

Saiba mais: Bicicletas: modelos, preços, onde comprar

São Paulo

A cidade de São Paulo tem aumentado as ciclovias. Atualmente, há mais de 200 km de extensão para se deslocar de bicicleta com segurança. Existe um Plano de Mobilidade que prevê 1,5 mil quilômetros de ciclovias na capital paulista até 2030.

Rio de Janeiro

Quando o assunto é incentivar o uso de bicicletas, o Rio de Janeiro é um dos municípios mais engajados. As pessoas gostam de pedalar, principalmente na Zona Oeste e Sul. Até o final de 2015, a prefeitura pretende alcançar 493 km de ciclovias.

Campinas

Campinas ocupa a 5ª posição no ranking, superando muitas outras capitais brasileiras. A cidade é favorável para andar de bicicleta por causa das ciclovias e ciclofaixas. Existe, ainda, um projeto em andamento que busca obter 188,9 km de pistas para bikes nos próximos anos.

Outros municípios também aparecem no ranking da UCB, como é o caso de Belo Horizonte, Manaus, Fortaleza, Brasília e Curitiba.

Veja também: Mountain Bike no Brasil

Chegou a hora de tirar a magrela da garagem. Agora que você já conhece as 5 melhores cidades do Brasil para andar de Bicicleta, experimente pedalar nesses municípios. Continue no Mundo das Tribos e veja outros rankings interessantes.

Continuar Lendo  Cruzeiros Para Punta Del Este 2011

 

Top