Menu

Saúde

Atualizado em 11 de julho de 2012, às 8:16
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos que ajudam a baixar colesterol

Se você percebeu que seus níveis estão acima do indicado, ou ainda, deseja impedir o aumento perigoso à saúde cardíaca, algumas dicas alimentares devem ser levadas em conta.

O colesterol é essencial na fabricação hormonal, porém em níveis acima do recomendado, pode se transformar em perigo à saúde. Certamente você já deve ter sido advertido sobre os riscos de não controlar os níveis do nutriente, esse muitas vezes, incompreendido.

Confira: Como baixar o colesterol rapidamente

Os abusos podem ser causados por duas razões: fatores genéticos ou costumes alimentares errados. Os dois casos, podem ser revertidos com algumas alterações na alimentação diária. Se você percebeu que seus níveis estão acima do indicado, ou ainda, deseja impedir o aumento perigoso à saúde cardíaca, algumas dicas alimentares devem ser levadas em conta.

A melhor alternativa para conter as taxas da gordura é substituir os queijos amarelos pelos brancos, os leites integrais pelos desnatados, e as carnes gordas pelas magras. E mais, é importantíssimo evitar a ingestão de gordura, gema de ovo e banha de porco. Lembre-se: atente-se também aos preparos que contam com tais ingredientes, como bolos e tortas.

Maneire nas carnes

483678 a carne deve fazer parte de uma alimentacao saudavel 1 337 Alimentos que ajudam a baixar colesterolA advertência é redobrada às carnes vermelhas já que elas são as que contêm uma quantidade maior de colesterol.

A advertência é redobrada às carnes vermelhas já que elas são as que contêm uma quantidade maior de colesterol. No entanto, isso não significa que elas precisam ser totalmente extintas do cardápio. Contendo o consumo de outros alimentos ricos em colesterol, é plausível consumir carne vermelha até três vezes na semana.

A questão de as carnes vermelhas proporcionarem mais colesterol, todavia, não faz com que os outros tipos possam ser ingeridos sem restrição. Segundo especialistas, as carnes brancas e magras igualmente contém colesterol, e desse modo, devem ser contidas.

Veja mais: Alimentos para diminuir o colesterol

Você deve ficar atento não só as biscoitos doces, mas em todos os produtos que contenham gordura trans em sua constituição. A indústria alimentícia, emprega a gordura hidrogenada – que contém a gordura trans – na fabricação de alguns produtos. O prejuízo do ingrediente é o mesmo que o da gordura saturada, isto é, ela influencia no acréscimo das taxas de colesterol.

Lance mão dos óleos vegetais

483678 oleo Alimentos que ajudam a baixar colesterolO óleo de canola e o azeite de oliva são um dos alimentos que deve-se incluir na alimentação.

No desafio de restringir as taxas de LDL, você ainda pode recorrer ao auxílio de outros ingredientes. O óleo de canola e o azeite de oliva são um dos alimentos que deve-se incluir na alimentação, já que a gordura monoinsaturada contidas nesses tipos de óleos ajudam a abaixar os índices de colesterol.

Corte frituras de sua alimentação

483678 frituras saudaveis Alimentos que ajudam a baixar colesterolAs frituras não são recomendáveis para quem deseja conter as taxas de colesterol no sangue.

Ao contrário do que muitos pensam, os alimentos fritos não agem diretamente no acréscimo de colesterol, a não ser que tenham sidos fabricados com gordura de origem animal, como é o caso da banha de porco.

Leia ainda: Vitamina B pode ajudar a produzir colesterol bom

No entanto, quando superaquecidos, os óleos passam por alterações que modificam a estrutura molecular, neutralizando a produção de HDL – colesterol benéfico. Porém, mesmo quando preparados em óleos vegetais, as frituras não são recomendáveis para quem deseja conter as taxas de colesterol no sangue.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.