Vitamina B pode ajudar a produzir colesterol bom

Uma pesquisa recém publicada na revista Metabolism, Clinical and Experimental, demonstra que sustentar bons níveis de HDL, ou de ‘colesterol bom’, pode ajudar a…

Por Editorial MDT em 13/02/2012

Imagem: (Foto Divulgação)

Uma pesquisa recém publicada na revista Metabolism, Clinical and Experimental, demonstra que sustentar bons níveis de HDL, ou de ‘colesterol bom’, pode ajudar a afastar os riscos de doenças cardíacas, impedindo males como derrames e infartos. Garantir quantia satisfatórias de HDL no sangue depende de um estilo de vida saudável e, de acordo com a pesquisa, a qual foi realizada na Faculdade de Medicina da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, um bom caminho para apresentar o bom colesterol é ingerir mais vitamina B.

Muitos especialistas indicam um dos tipos da vitamina B, o chamado ácido nicotínico, para ajudar a sustentar a fabricação de HDL alta. Esse conteúdo é usado pelo organismo para converter carboidratos em energia, e pode ser localizado tanto em alimentos quanto em suplementos vitamínicos. Levantamentos anteriores haviam demonstrado que o ácido bloqueia a retirada do bom colesterol do sangue, porém, de acordo com o novo estudo, a substância desempenha um papel ainda mais importante nesse sentido. Ela ainda amplia a fabricação de HDL no fígado e no intestino delgado.

Na pesquisa, os autores analisaram células de fígado e de intestino humano. Eles desvendaram que o ácido nicotínico ampliou a velocidade de um gene que produz a apolipoproteína A-1, que é o principal elemento do bom colesterol. E mais, também foi descoberto a zona particular do gene que produz a substância.

De acordo com os especialistas, essa pesquisa pode ajudar na produção de novos remédios que acrescentem o bom colesterol sanguíneo. Até agora, os medicamentos que procuram esse benefício tiveram diversos efeitos colaterais.

Top