Alergia a produtos de limpeza

PUBLICIDADE
Usar luvas de látex e lavar bem as mão após a faxina previne o problema(Foto: Divulgação)

A dermatite de contato, termo técnico pelo qual é chamada a alergia a produtos de limpeza, é um problema comum que acaba atrapalhando a vida de muitas donas de casa, pois basta o simples contato com alguns produtos como detergentes e água sanitária, para desencadear o problema.

A pele é o órgão mais exposto aos fatores ambientais, e apesar de ser bastante resistente, alguns indivíduos apresentam um sistema imunológico que funciona de maneira inadequada, montado uma resposta indevida contra substâncias que não são patogênicas. Como a pele também possui função de defesa, é possível encontrar células pertencentes ao sistema imune entremeada por suas camadas, e que são ativadas mediante o contato com determinados produtos, resultando na dermatite de contato.

Veja dicas de como tratar as coceiras de pele.

PUBLICIDADE

Principais sintomas do problema

Os sintomas costumam aparecer na pele da região das mãos, braços, pés e unhas, que são as áreas do corpo mais expostas a potenciais substâncias alergênicas. A principal queixa é o prurido intenso, geralmente precedido por alterações cutâneas como lesões de aspecto ressecado e descamativo, geralmente de coloração avermelhada. Em situações mais graves pode haver o inchaço da região e, em situações extremas, dificuldade para respirar.

Conheças as principais doenças de pele.

O principal sintoma costuma ser o prurido intenso(Foto: Divulgação)

O que fazer

Caso seja percebido algum sintoma sugestivo de dermatite de contato, é necessário procurar imediatamente por um médico, capaz de avaliar melhor a situações e determinar as medidas necessárias para impedir a progressão e complicação do quadro clínico. Uma investigação minuciosa por vezes é necessária para identificar o agente desencadeante, a fim de que sejam boladas estratégias de evitá-lo.

Como se prevenir do problema

A melhor maneira de evitar complicações e idas ao médico é tomar alguns cuidados para se prevenir do contato com o provável agente desencadeador do problema, o que varia de uma pessoa para outra. Medidas simples como:

PUBLICIDADE
  • Utilização de luvas de vinil sempre que for mexer com produtos de limpeza;
  • Assim que a faxina terminar é recomendado lavar bem as mãos e o antebraço, usando sabonete neutro;
  •  É indicada a aplicação de um creme hidratante e sem perfume, para deixar a pele sempre macia e sedosa.

Produtos alternativos

Outra dica para prevenir problemas alérgicos é optar por produtos caseiros alternativos, com menor potencial alergênico, para deixar a casa livre de germes e bactérias. O bicarbonato de sódio é um produto excelente e, apesar de não possui ação desinfetante, é capaz de remover gorduras com relativa facilidade, sendo indicado para pias, fogões, paredes e até mesmo para retirar odores da geladeira.

O vinagre branco também pode ser usado, uma vez que não possui cheiro e é capaz de matar os germes, sendo indicado, especialmente, para a lavagem dos banheiros. O sabão de coco pode ser aplicado com um pano úmido no chão, para evitar que a poeira se espalhe. A glicerina é uma boa aliada no combate ao mofo e o limão auxilia a remoção de manchas.

A alergia aos produtos de limpeza é um problema comum(Foto: Divulgação)

A dermatite de contato é um problema comum e que pode ser facilmente prevenido com alguns cuidados simples. Optar por produtos caseiros de limpeza, além de ser mais econômico, é uma ótima maneira de se prevenir contra os quadros alérgicos.

Descubra se os acessórios para o visual são capazes de causar alergia.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.