Xarope para tosse: o jeito certo de tomar

Assim como as dores de garganta, a tosse é um aviso de que os pulmões não estão bem, indicando problemas como asma, bronquite, gripe…

Assim como as dores de garganta, a tosse é um aviso de que os pulmões não estão bem, indicando problemas como asma, bronquite, gripe e até tuberculose. Quando a tosse começa a persistir, é comum recorrermos aos xaropes para acabar com o incômodo. Saiba mais sobre o assunto e veja o jeito certo de tomar xarope para tosse.

Os xaropes para tosse são excelentes opções de escolha. (Foto: divulgação)

Xaropes para a tosse

Os xaropes para a tosse aliviam os sintomas, sem tratar a causa do problema. Por isso, antes de optar pelos xaropes, é essencial investigar o problema, buscando tratamentos efetivos. Tomar bastante água ajuda a hidratar a garganta e os pulmões, diluindo o muco e acabando com o catarro. Em caso de tosse persistente, o médico deverá ser consultado para indicar o melhor tratamento.

Os medicamentos específicos para a tosse contém substâncias conhecidas como antitussígenos, indicados somente para a tosse. Quando o problema é tratado como um todo, não somente a tosse, outros sintomas como dor de garganta também desaparecem. A melhor maneira de curar as inflamações e irritações na garganta é hidratando, já que não possui efeitos colaterais. Saiba mais sobre como tratar a tosse alérgica.

Os xaropes caseiros são excelentes opções de escolha. (Foto: divulgação)

O jeito certo de tomar xarope para tosse

1. Os xaropes só deverão ser usados para o tratamento de sintomas já instalados e jamais para prevenção. No outono e inverno, o melhor a ser feito é tomar vacina contra gripe, hidratar bastante o corpo, manter uma dieta saudável e praticar atividade física regularmente.

2. Dentre as contraindicações está o uso de xaropes para alergias ou hipersensibilidade dos seus componentes. Algumas fórmulas não podem ser usadas em crianças, idosos, hipertensos ou portadores de glaucoma. Por isso é essencial consultar o médico antes de fazer uso dessa medicação.

Continuar Lendo  Modelos de Monitor de Pressão

3. As receitas caseiras feitas à base própolis, gengibre, mel e outros produtos naturais de ação anti-inflamatória auxiliam no alívio das dores de garganta, que podem deixa-la menos irritada, inibindo a tosse. As balas de gengibre e outros componentes são ótimas opções para estimular a salivação, hidratar as mucosas e aliviar tanto a tosse, quanto a dor de garganta.

4. Os xaropes devem ser tomados corretamente nos horários indicados e também na dose certa prescrita pelo médico. Interromper o uso do mesmo antes do tempo determinado pode interferir na ação do medicamento, fazendo com que os resultados não sejam eficazes.

Os xaropes para tosse devem ser tomados corretamente. (Foto: divulgação)

Muitos mitos e verdades sobre a tosse são criados, deixando as pessoas com muitas dúvidas sobre o assunto. A tosse pode ser provocada por vários fatores. O uso de xaropes para acabar com a tosse é uma excelente opção de escolha. Porém, eles devem ser usados corretamente para os resultados sejam eficazes.

Top