Videoaulas gratuitas da USP

A USP, considerada a melhor universidade do Brasil, está investindo na sua expansão através da internet. Seguindo o modelo de grandes instituições como MIT,…

Por Isabella Moretti em 21/09/2012

A USP, considerada a melhor universidade do Brasil, está investindo na sua expansão através da internet. Seguindo o modelo de grandes instituições como MIT, Yale, Columbia, Princeton e Harvard, a USP começou a compartilhar um conteúdo universitário online, aberto ao público e totalmente gratuito.

Saiba mais: Cursos gratuitos a distância Harvard e MIT

A USP lançou recentemente o e-Aulas. (Foto:Divulgação)

e-Aulas: canal de aulas online da USP

O e-Aulas é um canal criado pela Universidade de São Paulo, que tem como objetivo divulgar os vídeos produzidos pelos professores. O conteúdo promete contribuir com o aprendizado de muitos estudantes, além de fornecer conhecimentos para a sociedade.

Até o momento, o canal possui 900 videoaulas gratuitas da USP, mas a instituição espera aumentar o acervo nos próximos meses. Por enquanto as aulas ainda não acompanham material didático de apoio, mas em breve a universidade vai aprimorar o conteúdo do canal.

De acordo com Gil da Costa Marques, superintendente de TI da USP e professor do Instituto de Física, o e-Aulas será um espaço de apoio para os alunos e vai transformar o conhecimento em um bem público, ou seja, que todos podem ter acesso facilmente. Ele afirmou ainda que o projeto já existia há um ano e se inspirou especialmente na experiência do MIT Open Courseware.

Conteúdo do canal e-Aulas USP

As aulas online são abertas para todo o público. (Foto:Divulgação)

O conteúdo do e-Aulas USP está dividido em três áreas de estudo: Exatas, Humanas e Biológicas. Em cada categoria o estudante pode encontrar videoaulas sobre diferentes temas, como “Técnicas de Biologia Molecular”, “Biofísica de Membranas”, “Água como recurso cada vez mais limitante”, “Genética e Bioestatística”, “Diversidade e Evolução das Plantas”, entre outros. A princípio, o canal apresenta mais vídeos sobre ciências e alguns cursos ainda não possuem conteúdo disponível.

A plataforma do e-Aulas é moderna e fácil de acessar. Logo ao acessar a página inicial, os usuários contam com uma relação dos vídeos mais assistidos e dos mais recentes. Os objetos de aprendizagem abordam várias disciplinas e permitem o acesso de qualquer pessoa, ou seja, não é preciso logar como aluno da USP para usufruir do conteúdo de apoio.

As videoaulas representam o primeiro passo do canal online da USP, mas a instituição não confirmou se oferecerá cursos inteiros pela internet. De acordo com Gil da Costa Marques, isto só vai se concretizar se houver fontes de financiamento.

Para conferir as videoaulas gratuitas da USP, acesse o Portal e-Aulas.

Outra novidade da USP

A USP está investindo em tecnologia para democratizar o conhecimento. (Foto:Divulgação)

A Universidade de São Paulo está realmente disposta a inovar, por isso pretende lançar no dia 21 de setembro o IPTV-USP, um site que reunirá canais temáticos com palestras, transmissão ao vivo de eventos e um rico conteúdo de audiovisual. As áreas abordadas neste projeto são arte e cultura, ciência, saúde e tecnologia.

Veja também: Vídeo Aulas Gratuitas Para Concursos

Top