Como escolher o tema do TCC: dicas

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o pesadelo de grande parte dos universitários. O item, que é um rito de passagem entre…

O Trabalho de Conclusão de Curso exige muito empenho (Foto: Divulgação)

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o pesadelo de grande parte dos universitários. O item, que é um rito de passagem entre a graduação e o mercado de trabalho, demanda muita responsabilidade e dedicação. O problema tende a aumentar quando o TCC é em grupo, já que é comum desentendimentos por divergências de opiniões. A dificuldade do projeto (que pode ser chamado de monografia ou trabalho de graduação interdisciplinar) começa na escolha do tema que será desenvolvido por (em média) um semestre ou dois.

Imagine só falar de um tema durante 12 meses que não lhe causa interesse nenhum? Isso só faz com que o peso do TCC aumente. Ao escolher o tema veja se ele está adequado a modalidade, e principalmente, se é interessante o suficiente para lhe manter empolgado diante das dificuldades, até o fim das pesquisas. Mas não adianta ser um assunto que só interessa a você. Depois de meses de trabalho o item deve servir como base para outros estudos, ou até pode resolver um problema da empresa aonde você trabalha. Um tema bem escolhido pode até lhe render um emprego.

Para concluir a graduação com louvor faça um TCC sobre um tema de interesse público (Foto: Divulgação)

Se tiver uma ideia sobre o assunto do seu TCC não sai por aí contando para todo mundo, faça reuniões reservadas só com o grupo de trabalho (se houver), e se quiser, escute a opinião de um professor de confiança, de preferência o seu possível orientador. O tema deve ser bem aceito pelo profissional que vai direcionar a pesquisa, porém não deve ser escolhido por ele. Em algumas universidades é realizada uma pré-banca, onde alguns professores avaliam a proposta de TCC e dizem os prós e contra da temática.

Escolher um grupo de estudo harmonioso faz parte do processo do TCC (Foto: Divulgação)

Um assunto de qualidade, rico em material de pesquisa é só uma etapa do processo. Antes mesmo do tema é preciso definir a modalidade. Alguns cursos trabalham somente com a monografia, já outros têm a opção de livros, peças publicitárias, vídeos, documentários, projetos corporativos, entre outras opções. Da mesma forma que a pesquisa pode ser individual, algumas faculdades permitem equipes. Lembre-se que você terá que conviver com esses colegas intensos meses antes de escolher um grupo de trabalho. A afinidade deve ser levada em consideração, mas a proposta profissional também. Pensando nesses fatores antecipadamente você terá a chance de executar um excelente trabalho.

Leia Também:  Capa de Trabalho Escolar

Top