Viajar para o Amazonas: dicas, cuidados

O Amazonas é um dos Estados mais belos do Brasil, com suas matas verdes, grandes rios e fauna riquíssima. O local também conta com…

Por Editorial MDT em 22/05/2013

O Amazonas é um dos Estados mais belos do Brasil, com suas matas verdes, grandes rios e fauna riquíssima. O local também conta com uma cultura diferenciada, onde as viagens geralmente são feitas de barco, principalmente entre as cidades, além de sua culinária e modo e vida simples.

Confira algumas dicas para viajar o Amazonas e aproveitar todos os momentos:

☰ CONTEÚDO

Viagem de barco pela Amazônia

As viagens de barco pelo Rio Amazonas são bem comuns na região, e muitas vezes são uma verdadeira aventura, principalmente pela estrutura das embarcações e as condições da viagem, que pode levar dias.

Compre comida, água e álcool gel

As embarcações normalmente oferecem refeições, mas o cardápio é sempre limitado, por isso, o ideal é passar no mercado e comprar macarrões instantâneos de copo, biscoitos, barras de cereais, chocolates, entre outros. Muitas vezes, os alimentos são lavados com a água do rio, de modo que quem tem o estômago fraco, pode acabar passando mal durante a viagem.

O álcool gel também é muito indicado, pois ele serve para a higienização das mãos e para evitar os pernilongos. A água usada no banheiro vem diretamente do rio, para onde volta com os dejetos dos banheiros e pias.

Dormir na rede

Aqueles que não possuem muito dinheiro, para dormir nos camarotes que possuem camas, precisam enfrentar as redes, dividindo o espaço com outros passageiros. Para relaxar, basta um lençol para se cobrir a noite e um bom travesseiro, apesar de não ser tão confortável como uma cama, a rede ainda é melhor do que as poltronas de aviões e ônibus.

Vacina contra a Febre Amarela

Um dos maiores cuidados para quem deseja viajar para o Amazonas, é a vacina da Febre Amarela. A doença é muito grave e infelizmente, bem comum naquela região do Brasil, por isso, é altamente recomendável tomar a vacina antes de viajar, afinal, não custa nada prevenir.

A verdade é que por ser uma viagem dentro do país, ninguém irá solicitar a carteira de vacinação, por isso, ela não é obrigatória. Vale lembrar que esta vacina possui validade de 10 anos, de modo que aqueles que foram medicados dentro deste prazo, não devem repetir a dose. A vacina de Febre Amarela é gratuita e pode ser tomada em postos de saúde do governo, de maneira simples, necessitando apenas da carteirinha de vacinação.

Dicas gerais

Leve roupas leves e confortáveis, capas de chuva, óculos de sol, chapéus e protetores solares, além de calçados para caminhadas e roupas de banho;

Binóculos são ideais para observação dos seres que habitam as florestas e que ficam nas margens dos rios;

O horário no Amazonas possui apenas uma hora (a menos) de diferença do de Brasília;

Leve antialérgicos para picadas de insetos, repelente e remédios de uso continuo, pois muitas vezes eles podem não ser encontrados nas farmácias locais.

Top