Gagueira em crianças – como lidar

Às vezes, as crianças chegam tão afoitas em casa após ficarem o dia inteiro na escola que acabam atropelando todo o seu pensamento. Assim,…

As crianças têm tanta coisa para contar que acabam atropelando as palavras. (Foto: Divulgação)

Às vezes, as crianças chegam tão afoitas em casa após ficarem o dia inteiro na escola que acabam atropelando todo o seu pensamento. Assim, as palavras saem umas em cima das outras, o que causa os tropeços na fala, ou seja, a gagueira. Portanto, nesses casos, é completamente normal que as crianças gaguejem, pois elas estão excitadas e a sua fala não acompanha o seu pensamento. Afinal, são muitas coisas para contar e ela ainda está se acostumando a várias palavras novas no seu vocabulário. Entretanto, se você acha que o problema é constante, saiba como lidar com a gagueira em crianças.

Em primeiro lugar, procure um especialista da fala, ou seja, um fonoaudiólogo. Somente ele será capaz de dizer se o seu filho é realmente gago ou se ele é muito ansioso. Então, a partir do diagnóstico, você poderá lidar com o problema.

Mas enquanto ele não é diagnosticado, siga algumas dicas importantes para o bom desenvolvimento dele. Quando você perceber que o seu filho está gaguejando, não diga para que ele pare de tropeçar nas palavras, pois isso acabará com a auto-estima dele e fará com que o problema se torne mais grave. O que pode ser feito é pedir para que ele pare de falar por alguns segundos e respire fundo para se concentrar e continuar falando.

Do mesmo modo, nunca discuta sobre a gagueira da criança com outras pessoas de maneira que ela ouça. Assim, ela se sentirá inferiorizada e um transtorno para a sua família. Com o nervosismo causado, a sua gagueira se tornará ainda mais nítida.

Por isso, a criança precisa se sentir acolhida e amada em todos os ambientes porque esses sentimentos farão com que ela se sinta segura e possa dizer tudo o que sente sem medo de ser rejeitada. Então, nunca a compare com os seus irmãos, com seus primos ou amigos, já que cada criança é única.

Com amor e carinho, a criança superará o problema. (Foto: Divulgação)

Talvez o problema na fala do seu filho não esteja somente nele, mas no ambiente em que ele vive. Sendo assim, modifique o seu comportamento com relação a ele e crie um ambiente mais ameno, sereno e tranquilo para diminuir a tensão e a ansiedade existente dentro dele.

Leia Também:  Tipos de acabamentos de cortinas

A gagueira em crianças pode ser normal até certo ponto. Porém, o melhor a fazer é procurar um bom fonoaudiólogo a fim de que o problema possa ser diagnosticado, pois quanto antes for iniciado o tratamento, mais rápido ele será resolvido.

Top