Viagem de carro pelas Serras Gaúchas, dicas

A Serra Gaúcha reúne todos os ingredientes necessários para você fazer uma viagem inesquecível: paisagens paradisíacas, hotéis de primeira linha e gastronomia sofisticada. Não…

Por Paulo Lima em 16/08/2012

A Serra Gaúcha reúne todos os ingredientes necessários para você fazer uma viagem inesquecível: paisagens paradisíacas, hotéis de primeira linha e gastronomia sofisticada. Não é à toa que a região recebe milhares de turistas todos os anos, especialmente no inverno, quando o clima frio deixa o passeio mais agradável e aumenta a expectativa pelo encontro com a neve.

Além disso, o Sul do Brasil pode reservar experiências ainda mais intensas, com a prática de esportes radicais, comum em algumas cidades da Serra. Outra vantagem é que, com a proximidade dos municípios, você pode investir num passeio de carro. O belo cenário das estradas reforça ainda mais este convite, tornando a ideia irresistível, principalmente para quem gosta de uma pitada de aventura.

Em uma semana, é possível conhecer até dez cidades, incluindo Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Garibaldi, Bento Gonçalves, São Francisco de Paulo, Cambará do Sul, entre outras (saindo de Porto Alegre, por exemplo). Opções de roteiro não faltam para você explorar a região e voltar para casa cheio de histórias para contar.

Veja também: Roteiro de viagem para Serra Gaúcha.

Dicas para viagem de carro pelas Serras Gaúchas

Para conhecer a Serra Gaúcha sobre quatro rodas, você deve colocar em prática algumas dicas importantes. Confira as orientações que separamos e boa viagem:

1. Não é porque você está de carro que sua viagem não precisa de um planejamento. Mesmo nessas condições, é importante pensar com antecedência em detalhes como roteiro, hospedagem, alimentação, calendário de festas, eventos etc.

2. O planejamento também inclui, por exemplo, saber quanto você terá que gastar com pedágio. Com esses valores anotados no papel, você terá um controle maior sobre as suas despesas.

Confira: Pontos turísticos de Gramado e Canela.

3. Antes de sair de casa, calcule o gasto com o combustível previsto para a viagem. Você ainda pode fazer um levantamento dos postos disponíveis em cada região e ver quais são as melhores opções de preço. Nas estradas entre Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul, por exemplo, não há postos de abastecimento, ou seja, você terá que entrar num desses municípios para encher o tanque.

4. Apesar das estradas estarem em boas condições, evite viajar de madrugada. O melhor horário é entre o fim da manhã e o início da tarde, período em que não há nevoeiro.

5. Procure reservar sua hospedagem com antecedência. Deixar para fazer a reserva na última hora pode sair caro, além disso, você corre o risco de não encontrar mais lugar.

Top