Velaterapia para cabelos, passo a passo

PUBLICIDADE

Muito usada na década de 80, a velaterapia está voltando, com tudo, nos salões de beleza. Celebridades, inclusive, já aderiram a ela e submetem-se à chama da vela, com frequência. No passado, o procedimento também era chamado de “banho de vela”. Basicamente, usa-se o fogo de uma vela acesa para queimar e cauterizar cabelos danificados, em especial os que contêm pontas duplas. Devido ao calor, as cutículas dos fios também se abrem, preparando os cabelos para que estes recebam, melhor, os ativos dos cosméticos capilares. A seguir, entenda melhor o que é velaterapia.

A chama da vela queima e cauteriza os fios danificados (Foto: Divulgação)

Para que serve a velaterapia

Os cabelos que estão danificados, seja pela ação do sol, do vento, do cloro ou devido a procedimentos químicos, acabam por ficar ressecados, opacos, quebradiços e com pontas duplas. Quando os cabelos são separados em mechas, estas partes danificadas ficam expostas, saindo da mecha. Há cabeleireiros que usam um corte especial, chamado “bordado”, em que vão retirando estas pontas, aos poucos, sem que haja o corte do comprimento dos cabelos. É basicamente desta forma que a velaterapia funciona. A diferença é que tais fios são, literalmente, queimados pela chama. A própria queima ainda faz uma cauterização capilar.

Deve-se manter uma distância segura, entre a vela e os cabelos (Foto: Divulgação)

Como é o passo a passo da velaterapia

Primeiramente, os cabelos são lavados, secos e bem penteados. Em seguida, o profissional divide-os, em várias mechas, prendendo-as todas. Solta-se uma delas e desembaraçam-se bem os fios. Depois, os cabelos são fortemente torcidos, desde a raiz. Quando isso é feito, os tais cabelinhos danificados ficam expostos.

PUBLICIDADE

Depois desta etapa, vem a queima, em si. Ela pode ser muito perigosa, pois corre-se o risco de queimar e estragar os cabelos. Acende-se a vela e coloca-se a sua chama, a uma distância segura da mecha torcida. Faz-se um movimento de vai e vem, queimando as pontas espetadas. Depois, a mecha é solta e então, a técnica da velaterapia é feita nas outras mechas, uma a uma.

Não é aconselhável fazer a velaterapia em casa (Foto: Divulgação)

Ao término do procedimento, os cabelos passam por um processo de retirada das bolinhas que ficarem. Para isso, o profissional usa uma tesoura especial, fazendo o corte bordado. Como as cutículas dos cabelos estão abertas, devido ao calor, esta é a fase ideal para se fazer uma hidratação profunda dos fios. Depois, basta deixar que a máscara aja, durante o tempo necessário, retirando o produto, para finalizar.

O banho de vela ou velaterapia mostra resultados imediatos. O procedimento pode durar de 3 a 4 meses e não deve ser repetido, antes que este período se complete. Embora o passo a passo da velaterapia pareça simples, não é indicado fazer isso em casa, sem conhecimento.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.