Vegetais e frutas: safra de março

Embora vivamos num país tropical com imensa diversidade de frutas e vegetais, os brasileiros não consomem esses alimentos como deveriam. Ricos em fibras, minerais…

Embora vivamos num país tropical com imensa diversidade de frutas e vegetais, os brasileiros não consomem esses alimentos como deveriam. Ricos em fibras, minerais e vitaminas, estes alimentos além de protegerem contra doenças auxiliam na imunidade do organismo. De acordo com a pirâmide alimentar, o consumo mínimo, numa dieta de 2000 calorias,  é de 400g diariamente.

Ingerir os alimentos da safra faz significativa diferença, já que são produzidos em condições climáticas boas, levam menos agrotóxicos e ainda saem mais em conta. A seguir confira as frutas e vegetais produzidos na safra de março:

Frutas e vegetais da safra de março

Consumo mínimo, numa dieta de 2000 calorias é de 400g diariamente. (Foto Divulgação)

Frutas: Abacate, maracujá, mangabe, cereja, abacaxi, goiaba vermelha, ameixa, banana-maçã, coco, figo, banana-nanica, lima da pérsia, goiaba branca, jaca, limão, maçã e pera.
Legumes: Abóbora, abobrinha, aspargo, berinjela, beterraba, cará, chuchu, jiló, nabo, pepino, palmito, quiabo, pimentão, milho verde.
Verduras: Acelga, alface, alho-poró, coentro, escarola, repolho e rúcula.

Leia mais: Como higienizar frutas e verduras

Análises cientificas revelam que uma alimentação rica em frutas e vegetais estão ligados ao menor risco de desenvolvimento de doenças como hipertenção, câncer e AVC. E mais, esses alimentos ainda protegem o corpo contra doenças pulmonares crônicas, abrangendo a asma e a bronquite.

Ricos em fibras, minerais e vitaminas, estes alimentos auxiliam na imunidade do organismo.(Foto Divulgação)

Refeições diárias

A recomendação é que a ingestão seja de pelo menos três porções de frutas e vegetais como parte das refeições e de quatro ou mais de frutas nas sobremesas ou lanches. Ter uma alimentação adequada é a melhor saída para manter a saúde, sobretudo, se for aliado a exercícios físicos.

Continuar Lendo  Cuidados com a pressão alta no verão

Veja também: Frutas que ajudam a prevenir doenças

Antes de consumir, certifique que os alimentos estão devidamente higienizados. (Foto Divulgação)

É importante higienizá-los bem antes de prepará-los. Para isso, leve-os com água corrente e em seguida passe uma solução de hipoclorito de sódio e lave novamente com água filtrada. Essas precauções devem ser tomadas, sobretudo se o alimento for consumo cru, já que podem acarretar doenças derivadas de bactérias.

Confira ainda: Conheça o Poder dos Supervegetais

Top