Vantagens e desvantagens de usar cheque

Mesmo com a maioria esmagadora de consumidores utilizando como forma de pagamento o cartão de crédito ou débito, o cheque ainda está entre os…

Por Élida Santos em 24/12/2012

Mesmo com a maioria esmagadora de consumidores utilizando como forma de pagamento o cartão de crédito ou débito, o cheque ainda está entre os meios de se quitar uma conta ou fazer uma aquisição.  Mas, existem vantagens e desvantagens nesse meio de pagamento. Para quem está em dúvida com relação ao momento certo de se dar um cheque, veja algumas dicas abaixo.

Leia mais sobre: Como quitar o cheque especial

O cheque está entre as formas de pagamento mais utilizadas entre os brasileiros (Foto: Divulgação)

Pontos positivos do cheque

Pagar com um cheque pode ter suas vantagens. A primeira dela é com relação a falta de necessidade de ter um saldo na conta, como acontece com o cartão de débito, por exemplo. Às vezes, por não ter o dinheiro naquele momento a pessoas perdem o fechamento de um bom negócio. O segundo ponto positivo com relação ao cheque é que ele pode ser pré-datado para ser compensado em um dia diferente do que foi emitido.

Outro ponto positivo de se emitir um cheque é quando solicitam uma garantia em caso de quebra contratual. Por exemplo: ao alugar um salão de festas um cheque é emitido para resguardar um possível problema com o local. Mas, se nada de errado acontece, e o contrato for respeitado, o cheque é devolvido e nenhum valor é cobrado do locatário.

Saiba mais sobre: Como funciona o cheque administrativo

O perigo de fraude com relação aos cheques é uma preocupação constante (Foto: Divulgação)

Pontos negativos do cheque

O principal ponto negativo do cheque é a possibilidade eminente de fraude. A falsificação de assinatura ou do valor que foi creditado ao documento é uma das preocupações de quem usa esse meio de pagamento. Para isso, é necessário preencher todos os campos do cheque sem deixar brechas para possíveis alterações de dados e jamais assinar folhas em banco.

Também é preciso acompanhar a conta para não ser vítima de depósitos indevidos de folhas falsificadas. E se você perder o talão, comunique imediatamente o banco para evitar fraudes. Nesses casos, é necessário fazer um Boletim de Ocorrência para que o furto ou perca não implique em problemas legais. Usar o cheque com sabedoria, quando você tem condições de depositar o valor do documento em conta antes de sua compensação, sem perder o controle sobre o orçamento familiar é essencial para não começar 2013 no vermelho.

Top