Saiba quando e como dar gorjeta

Dar gorjeta não é apenas um gesto de gentileza, mas também uma forma de reconhecer um determinado profissional pelo serviço prestado. Por isso, existem algumas regras que servem para orientar a pessoa que deseja gratificar alguém com esse tipo de atitude. Elas trazem instruções sobre quando e como dar a gorjeta e servem, assim, para evitar constrangimentos.

Como cada lugar possui seus próprios hábitos sobre como e quando dar gorjeta, você deve ficar atento a essa regras para evitar constrangimentos. (Foto: Divulgação).

Vale destacar que as prescrições sobre o assunto variam de país para país. Em cada lugar, profissionais como garçons, carregadores de bagagens, entre outros, exigem um comportamento diferente. Abaixo, você pode conferir algumas orientações que irão ajudá-lo a agir de maneira correta em cada situação.

Saiba qual é a forma mais inteligente de usar o cartão de crédito.

Quando dar gorjeta

No caso do garçom, o ideal é dar a gorjeta quando ela já vem incluída na conta ou quando compõe uma parcela significativa do salário deste profissional. (Foto: Divulgação).

Há casos em que a gorjeta já vem incluída na conta, ficando à discrição do cliente dá-la ou não. Todavia, é aconselhável que o consumidor pague a taxa de serviço para evitar qualquer desconforto. O ideal é se informar sobre o costume do estabelecimento antes de entrar para não cometer algum equívoco.

Outra situação em que você deve, se possível, dar a gorjeta é quando este valor é o principalmente componente do salário do profissional que presta o serviço. Isso é bastante comum nos Estados Unidos, onde os garçons recebem de 15% a 20% sobre o preço total da conta. Já em alguns países da Europa, como Dinamarca e Nova Zelândia, este gesto é pouco habitual e os garçons não esperam nenhum tipo de gratificação.

Em outros lugares, como China e Japão, a atenção deve ser ainda maior, pois dar gorjeta nesses países é um hábito extremamente ofensivo. A única exceção fica por conta dos guias turísticos, que recebem a grana desde que tenham alguma afinidade com o cliente.

Veja também: Penhor de bens – como e onde pedir.

Como dar gorjeta

Você também deve ficar atento a forma de dar a gorjeta, que varia de acordo com cada lugar e profissão. (Foto: Divulgação).

A forma de como dar gorjeta também é importante e pode colocá-lo em uma saia-justa, se você não conhecer os costumes de cada lugar e profissão.

• Carregadores de malas: neste caso, a melhor a opção é esperar até a chegada no quarto do hotel para dar a gorjeta ao carregador;

• Motoristas: geralmente, não há muitas restrições no que se refere a gorjeta para motoristas que trabalham em aeroportos e estacionamentos. O dinheiro é sempre muito bem-vindo, principalmente se este profissional o ajudar em outras atividades, como descarregar e carregar malas;

• Serviço de limpeza: apesar de não ser comum a entrega de gorjeta para quem trabalha na área, você pode deixar alguns reais diariamente aos profissionais que fazem esse tipo de serviço. Além de bacana, esse gesto pode garantir um cuidado ainda maior com o seu quarto.

Reply