Qual valor o MEI pode receber da aposentadoria pelo INSS?

Felipo Bellini 11/10/2021 Notícias

Após anos de contribuição para a economia interna, todos os trabalhadores têm o objetivo em comum de desejarem sua aposentadoria. O microempreendedor individual (MEI) também se encaixa nessa lista, além de ter direito a um CNPJ e emitir uma nota fiscal.

Qual valor o MEI pode receber da aposentadoria pelo INSS

Fonte/Reprodução: original

A aposentadoria para os MEIs não possui regras muito diferentes de uma comum. O grande problema é que há muitas pessoas que não sabem dos requisitos ou nem conhecem a existência do benefício.

A partir desse contexto de dúvidas, confira aqui um panorama sobre tudo que é necessário saber sobre a aposentadoria dos MEIs, bem como se inscrever para receber os benefícios.

Regras para aposentadoria pelo INSS

Para o MEI se aposentar por idade pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), há uma condição essencial: que o trabalhador pague cerca de 5% do valor do salário mínimo que estiver em utilização no ano. Essa taxa dará os benefícios conhecidos do INSS tais como Auxílio-doença, licença-maternidade, auxílio-reclusão, entre outros.

Caso a aposentadoria desejada seja por tempo de contribuição, é necessário pagar um valor que totaliza 20% do salário mínimo junto do teto do INSS pelo tempo exigido da Previdência Social. O que totaliza para o homem uma faixa de 35 anos de contribuição, enquanto para as mulheres a estimativa é de 30 anos de contribuição. 

Também há a possibilidade de aposentadoria por invalidez, o que permite receber um salário mínimo como direito. Vale ressaltar também que se somente o valor de 5% for pago, o trabalhador somente poderá se aposentar por idade. Com tudo devidamente explicado, devemos agora ensinar as formas de se cadastrar e como pagar as taxas requisitadas.

Como o MEI pode se inscrever no INSS?

Como foi dito anteriormente, as regras para exigir a aposentadoria variam muito pouco. Para se cadastrar, basta acessar o site Meu INSS, assim como os previdenciários, e informar dados como CPF, endereço, entre outras coisas. Após se cadastrar como MEI, o trabalhador terá posse de uma empresa de baixo custo por mês.

Bem, chegamos ao fim! Espera-se que tudo sobre os requisitos para conseguir a aposentadoria sendo um MEI tenha sido esclarecido. Devido ao contexto do país, informações confiáveis são sempre bem-vindas. Para ficar por dentro de todas as novidades, fique atento às novas postagens do site. 

Outros artigos

Trabalhe Conosco Museu do Futebol

06/06/2011

Trabalhe Conosco Museu do Futebol

O Museu do Futebol é dirigido pelo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro, Organização Social de Cultura, instituição jurídica sem fins lucrativos que celebra seu o...