Doenças que a homeopatia pode tratar

A homeopatia é um sistema terapêutico criado pelo alemão Samuel Hahnemann no século XVIII. Esse tipo de tratamento chegou ao Brasil no ano de…

Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias naturais vegetais e não apresentam efeitos colaterais.

A homeopatia é um sistema terapêutico criado pelo alemão Samuel Hahnemann no século XVIII. Esse tipo de tratamento chegou ao Brasil no ano de 1840. Porém, somente em 1980 foi reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) e, no ano seguinte, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A grande vantagem da homeopatia é que ela leva em conta as características individuais de cada paciente, por isso que as consultas homeopáticas costumam ser muito mais longas, pois o médico precisa obter informações precisas e detalhadas através das quais poderá definir um diagnóstico e, posteriormente, acompanhar a evolução do processo de cura.

Os remédios homeopáticos demoram mas funcionam.

Doenças tratáveis com uso da homeopatia

  • Anemia

É a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. Outra forma de anemia é causada pelo formado defeituoso das hemácias. A hemoglobina é o pigmento dos glóbulos vermelhos e tem a função vital de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos.

  •  Dor de cabeça

A dor pode originar-se na parte externa do crânio, como resultado da contração e da tensão dos músculos do pescoço e do couro cabeludo. Ou, então, pode ter origem no lado interno da cabeça, devido a uma inflamação, distorção ou algum outro problema que esteja afetando os vasos sanguíneos ou as membranas que envolvem o cérebro.

  • Eczema

O eczema, também conhecido como dermatite atópica, é uma doença crônica da pele. É muito frequente a associação de eczema com outras doenças como asma e rinite alérgica; assim como a presença dessas doenças em familiares. A pele afetada pelo problema apresenta vermelhidão, ressecamento, descamação e prurido (“coceira”).

  • Ansiedade
Leia Também:  LG demite 170 funcionários de sua unidade de Taubaté

É uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc.

  • Depressão

É um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades, caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias, apatia, alterações cognitivas (diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou de tomar decisões), lentidão, fadiga e sensação de fraqueza, alterações do sono (mais frequentemente insônia, podendo ocorrer também hipersonolência), alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite), redução do interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar).

Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias naturais vegetais, animais e minerais. Podem ser encontrados nas farmácias e não apresentam efeitos colaterais. Esses remédios podem ser utilizados por qualquer indivíduo desde bebês aos idosos.

Consulte sempre seu médico e pergunte a respeito dos medicamentos homeopáticos.

Por se basear em um método natural, a homeopatia tem apenas uma desvantagem que é a demora nos resultados do tratamento. Não se esqueça de que é importante consultar um médico para ponderar os riscos e os benefícios do tratamento à base da homeopatia.

Top