segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 26/09/2022 07:22:57
MundodasTribos

Primeiramente, atente-se quanto ao CNPJ suspenso ou cancelado, pois a partir do momento em que evita problemas e fica em dia com suas obrigações, não haverá nenhum tipo de problema com relação a isto.

O que este artigo aborda:

Quando o CNPJ é suspenso?

A partir do momento em que o boleto do mês não é pago, não envia a declaração anual, que seria a DASN-Simei, o CNPJ de um MEI será suspenso, além de ficar impossibilitado de realizar emissão de notas fiscais, participar das licitações e solicitar empréstimos ou linhas de crédito.

Primeiramente, após a suspensão do CNPJ MEI, serão contabilizados 95 dias para que o MEI pague todas as suas dívidas e passado esse período, o Governo simplesmente cancela o CNPJ no dia 1° de julho a 31 de dezembro de todos os anos.

É possível reativar o MEI cancelado?

Será preciso fazer uma inscrição totalmente nova, além de cadastrar com um CNPJ novo, inclusive, será impossível deixar o mesmo número de CNPJ cancelado. 

CNPJ suspenso e cancelado. Entenda a diferença

Fonte/Reprodução: Original

Saiba que ter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica e o cadastro do MEI cancelados, não tira do nome do titular todas as contribuições que permanecem ativas e precisam ser pagas. Permanecem pendentes durante um prazo de 5 anos, no qual o Governo deve cobrar o titular que esteve como MEI.

É possível pagar as parcelas com MEI cancelado?

Caso deseje realizar o pagamento de todas as pendências, será necessário fazer o acesso através do Portal do Empreendedor para saber os meses que deixaram de ser pagos, gerar a guia e acertar a contribuição. 

Através do portal ainda torna-se possível verificar declarações anuais e que deixaram de ser entregues, além de poder providenciar um documento para ser preenchido. Caso não possua condição de pagar os débitos de uma vez só, solicite o parcelamento de sua dívida pelo site do Simples Nacional.

É possível fazer a consulta do CNPJ?

Como mencionado anteriormente, antes do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica ser cancelado, existe a suspensão de 95 dias e é tempo suficiente para que o MEI fique em dia com todas as suas obrigações, a partir do momento em que esse prazo passar, o CNPJ será cancelado. Consulte através da internet e se verificar algo errado, veja através do site da Receita Federal.

O conteúdo "CNPJ suspenso e cancelado. Entenda a diferença" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Scorpions no Credicard Hall 2008

Scorpions no Credicard Hall 2008

Prova do Telecurso 2000 em Uberlândia: inscrições abertas

Prova do Telecurso 2000 em Uberlândia: inscrições abertas

Salão Duas Rodas no Anhembi em São Paulo

Salão Duas Rodas no Anhembi em São Paulo

Senac MA cursos gratuitos PSG 2017

Senac MA cursos gratuitos PSG 2017

SENAI Teresina, Cursos Gratuitos Piaui

SENAI Teresina, Cursos Gratuitos Piaui

Com aumento do salário, teto do INSS pode ir a R$ 6.832,45

Com aumento do salário, teto do INSS pode ir a R$ 6.832,45