Vagas disponíveis para a Bolsa Formação Pronatec 2013

PUBLICIDADE

Até o dia 8 de março, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já tinha registrado 37,3 mil inscrições para a Bolsa Formação 2013.

A Bolsa-Formação oferece vagas para cursos gratuitos de educação profissional. (Foto:Divulgação)

A etapa de cadastro online no Pronatec começou no dia 18 de fevereiro e não há uma data limite para o fim das inscrições. Estudantes de todo o Brasil estão visitando o portal para se inscrever e disputar as vagas disponíveis nos cursos profissionalizantes gratuitos.

Saiba mais: Cursos gratuitos Pronatec 2013: inscrições, como fazer

PUBLICIDADE

Bolsa-Formação Pronatec 2013

A Bolsa-Formação Pronatec nada mais é do que a vaga gratuita na Educação Profissional e Tecnológica. Há duas modalidades: Bolsa-Formação Trabalhador (cursos FIC, de curta duração, com carga horária de 160 horas ou mais) e Bolsa-Formação Estudante (cursos técnicos, de maior duração, com carga-horária de pelo menos 800 horas).

A bolsa-formação é oferecida para que os estudantes possam participar dos cursos gratuitamente, seja pela modalidade de ensino técnico ou de formação inicial e continuada (FIC). As aulas da qualificação acontecem nas escolas públicas estaduais e federais e nas unidades de ensino do sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat).

As pessoas interessadas em se profissionalizar podem se inscrever pelo site do Pronatec. (Foto:Divulgação)

A plataforma online do Pronatec tem como objetivo ocupar as vagas que ficam disponíveis depois do período de pré-matrícula. No momento de se inscrever, o candidato deve consultar as vagas disponíveis para o curso desejado. Se não houverem oportunidades nas duas primeiras qualificações indicadas, ele terá que escolher uma terceira.

A princípio, o Pronatec dá preferência aos cidadãos cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Para completar o processo de matrícula ou ver se foi selecionada, a pessoa deve se dirigir até a escola profissionalizante que escolheu no ato da inscrição. Se o candidato não comparecer dentro do prazo estipulado, ele perde a sua vaga na Bolsa-Formação Pronatec 2013. Se todas as oportunidades oferecidas não forem preenchidas, elas ficam disponíveis no portal do programa.

No dia 6 de março, o Governo Federal publicou uma alteração na lei do Pronatec. Agora, além de instituições públicas e de serviços nacionais de aprendizagem, o programa também pode ser aderido por escolas particulares de ensino profissionalizante em todo o Brasil. A nova medida tem como meta ampliar o rol de beneficiários e ofertantes da Bolsa-Formação.

Para fazer a inscrição no Pronatec 2013 ou conhecer os cursos gratuitos oferecidos, acesse o site oficial do programa.

PUBLICIDADE
Até 2014, o Pronatec pretende atender 10 milhões de brasileiros. (Foto:Divulgação)

Sobre o Pronatec

O Pronatec é uma iniciativa que existe desde 2011 e já atendeu mais de 2,5 milhões de brasileiros. Até 2014, o programa espera ocupar 8 milhões de vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em todo o Brasil.

Em 2013, a expectativa é que o Pronatec ofereça 2,3 milhões de vagas para cursos técnicos e outras 1,5 milhão de oportunidades em cursos de formação inicial e continuada. Até o momento já foram realizadas 788,9 mil matrículas em todo o país.

Veja também: Pronatec 2013 inscrições online

Leia também:

1 comentário

  • como fazer o curso gratuito da pronatec

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.