domingo, 2 de outubro de 2022 - 02/10/2022 09:53:47
MundodasTribos

Até o dia 8 de março, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já tinha registrado 37,3 mil inscrições para a Bolsa Formação 2013.

A Bolsa-Formação oferece vagas para cursos gratuitos de educação profissional. (Foto:Divulgação)

A etapa de cadastro online no Pronatec começou no dia 18 de fevereiro e não há uma data limite para o fim das inscrições. Estudantes de todo o Brasil estão visitando o portal para se inscrever e disputar as vagas disponíveis nos cursos profissionalizantes gratuitos.

Saiba mais: Cursos gratuitos Pronatec 2013: inscrições, como fazer

O que este artigo aborda:

Bolsa-Formação Pronatec 2013

A Bolsa-Formação Pronatec nada mais é do que a vaga gratuita na Educação Profissional e Tecnológica. Há duas modalidades: Bolsa-Formação Trabalhador (cursos FIC, de curta duração, com carga horária de 160 horas ou mais) e Bolsa-Formação Estudante (cursos técnicos, de maior duração, com carga-horária de pelo menos 800 horas).

A bolsa-formação é oferecida para que os estudantes possam participar dos cursos gratuitamente, seja pela modalidade de ensino técnico ou de formação inicial e continuada (FIC). As aulas da qualificação acontecem nas escolas públicas estaduais e federais e nas unidades de ensino do sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat).

As pessoas interessadas em se profissionalizar podem se inscrever pelo site do Pronatec. (Foto:Divulgação)

A plataforma online do Pronatec tem como objetivo ocupar as vagas que ficam disponíveis depois do período de pré-matrícula. No momento de se inscrever, o candidato deve consultar as vagas disponíveis para o curso desejado. Se não houverem oportunidades nas duas primeiras qualificações indicadas, ele terá que escolher uma terceira.

A princípio, o Pronatec dá preferência aos cidadãos cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Para completar o processo de matrícula ou ver se foi selecionada, a pessoa deve se dirigir até a escola profissionalizante que escolheu no ato da inscrição. Se o candidato não comparecer dentro do prazo estipulado, ele perde a sua vaga na Bolsa-Formação Pronatec 2013. Se todas as oportunidades oferecidas não forem preenchidas, elas ficam disponíveis no portal do programa.

No dia 6 de março, o Governo Federal publicou uma alteração na lei do Pronatec. Agora, além de instituições públicas e de serviços nacionais de aprendizagem, o programa também pode ser aderido por escolas particulares de ensino profissionalizante em todo o Brasil. A nova medida tem como meta ampliar o rol de beneficiários e ofertantes da Bolsa-Formação.

Para fazer a inscrição no Pronatec 2013 ou conhecer os cursos gratuitos oferecidos, acesse o site oficial do programa.

Até 2014, o Pronatec pretende atender 10 milhões de brasileiros. (Foto:Divulgação)

Sobre o Pronatec

O Pronatec é uma iniciativa que existe desde 2011 e já atendeu mais de 2,5 milhões de brasileiros. Até 2014, o programa espera ocupar 8 milhões de vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em todo o Brasil.

Em 2013, a expectativa é que o Pronatec ofereça 2,3 milhões de vagas para cursos técnicos e outras 1,5 milhão de oportunidades em cursos de formação inicial e continuada. Até o momento já foram realizadas 788,9 mil matrículas em todo o país.

Veja também: Pronatec 2013 inscrições online

O conteúdo "Vagas disponíveis para a Bolsa Formação Pronatec 2013" foi feito por Isabella Moretti e distribuído por MundodasTribos na categoria Educação em .

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Como Fazer Curso de Espanhol Online

Como Fazer Curso de Espanhol Online

Curso Gratuito de Introdução à Câmera Reflex

Curso Gratuito de Introdução à Câmera Reflex

Cursos Gratuitos em Rio Verde Goiás

Cursos Gratuitos em Rio Verde Goiás

Cursos de Qualificação Profissional Gratuito 2010 em Jacareí

Cursos de Qualificação Profissional Gratuito 2010 em Jacareí

Cursos Técnicos Senai MT – Cursos Grátis 2016

Cursos Técnicos Senai MT – Cursos Grátis 2016

Faculdade de Engenharia Mecânica, Preço

Faculdade de Engenharia Mecânica, Preço