Isabella Moretti 11/08/2016 Cursos

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) estará com inscrições abertas para cursos gratuitos a partir do dia 18 de fevereiro. Os interessados na formação profissionalizante devem acessar o site oficial do programa para se inscrever.

O Pronatec incentiva a educação profissional. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Cursos Técnicos do Pronatec 2012

Inscrições online Pronatec 2013

A inscrição online Pronatec é gratuita e muito simples de ser efetuada. Basta acessar o portal do programa e clicar na opção ‘inscreva-se’. Nesta mesma área de cadastro o aluno encontra um arquivo em PDF com uma relação de todos os cursos profissionalizantes gratuitos.

Se o candidato não encontrar a vaga pretendida na hora da inscrição, ele pode indicar três cursos do seu interesse. Assim que houver uma vaga disponível, o Pronatec enviará um comunicado por e-mail para que o estudante possa fazer a inscrição através da internet.

Depois que a inscrição for confirmada pelo sistema, o aluno terá até dois dias uteis para comparecer à unidade de ensino escolhida e realizar a matrícula.

As inscrições para o Pronatec podem ser feitas pela internet. (Foto:Divulgação)

O programa de educação profissional aceita inscrições de trabalhadores, comunidades quilombolas, povos indígenas, desempregados, beneficiários de programas federais, alunos do ensino Médio de escolas públicas, estudantes matriculados na EJA, pessoas com deficiências e até mesmo jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas. Caso o candidato conquiste uma vaga para curso gratuito, ele terá direito à bolsa-formação.

O Pronatec 2013 terá uma oferta de 2,3 milhões de vagas em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos de formação inicial e continuada.

Acesse o site Pronatec e inscreva-se.

Sobre o Pronatec

O Pronatec é um programa criado pelo Governo Federal com o objetivo de facilitar o acesso à educação profissional e tecnológica em todo o Brasil. Os cursos gratuitos são ministrados nos institutos federais, centros, e entidades do Sistema S, como SENAI, SENAC, SENAR e SENAT. As instituições privadas ainda não podem aderir ao Pronatec.

O Pronatec promove cursos técnicos, de formação inicial e continuada gratuitamente. (Foto:Divulgação)

O programa de ensino profissionalizante oferece cursos de diferentes áreas, identificando as principais necessidades do mercado. Entre as opções de formação, vale ressaltar as áreas de saúde, meio ambiente, segurança, processos industriais, educação, gestão e negócios, hospitalidade e lazer, informação e comunicação.

Em 2011, os cursos técnicos do Pronatec receberam 788.979 matrículas em todo o país, com destaque para os institutos federais, que tinha previsão de 151.560 vagas e acabou matriculando 252.716 alunos. Das oportunidades oferecidas de formação inicial e continuada, 548.626 contaram com o programa ‘Bolsa-Formação Trabalhador’ e outras 1.183.813 com a rede do Sistema S.

Até 2014, o Pronatec espera que os cursos gratuitos atendam 8 milhões de trabalhadores e estudantes de todo o Brasil.

Veja também: Pronatec para presidiários 2013: saiba mais

Outros artigos

Natal Bauducco 2015

24/11/2015

Natal Bauducco 2015

O Natal e Bauducco 2015 tem tudo a ver. E para essa data tão especial a marca aposta em 33 itens com embalagens reformuladas. Faltando apenas alguns dias para o Nata...

Famosos que são a cópia dos pais

22/11/2014

Famosos que são a cópia dos pais

Famosos que são a cópia dos pais e filhos que são a cópia dos famosos é o que não falta. Muitas pessoas não param para pensar nisso, mas as pessoas famosas também sã...

Cuidados ao usar calças baixas

12/02/2013

Cuidados ao usar calças baixas

Há um bom tempo, surgiam nas vitrines as calças baixas. Elas eram o prenúncio para looks muito mais sensuais e o público feminino logo se rendeu aos seus encantos, d...