Vacina Contra Gripe Suína 2016

O inverno deste ano começou com altos surtos de gripe e mortes pelo Brasil. Milhares de pessoas diagnosticadas com gripe H1N1 chegaram ao óbito…

O inverno deste ano começou com altos surtos de gripe e mortes pelo Brasil. Milhares de pessoas diagnosticadas com gripe H1N1 chegaram ao óbito por não receberem o tratamento recomendado ou por simplesmente não cuidarem da doença, devido aos sintomas que também são encontrados na gripe comum. A seguir veja como isso repercutiu e tudo sobre a vacina.

As crianças estão entre as pessoas de risco que recebem a vacina da gripe (Foto: Divulgação)

As crianças estão entre as pessoas de risco que recebem a vacina da gripe (Foto: Divulgação)

Pessoas acamparam em postos de saúde

Milhares de pessoas acamparam e passaram noites em filas nos postos de saúde para conseguirem tomar a vacina contra a gripe H1N1. Não é de se surpreender, pois muitas pessoas já morreram com isso. A prioridade vai para os mais velhos e para as crianças, devido às imunidades mais baixas presentes em seus corpos. Todas as pessoas que foram aos postos de saúde tiveram que pegar uma senha e aguardar a sua vez para acabar de vez com esse tormento; isso aconteceu tanto no SUS quanto nas redes particulares. Muitas pessoas ainda não conseguiram se vacinar, pois a demanda é muita e as unidades acabam rápidas.

A vacina da gripe imuniza milhares de pessoas todos os anos (Foto: Divulgação)

A vacina da gripe imuniza milhares de pessoas todos os anos (Foto: Divulgação)

Vacinas contra a Gripe H1N1

Duas vacinas foram disponibilizadas a população: a trivalente que possui os vírus A da gripe H1N1, A da H3N2 e Influenza B. A vacina tetra ou quadrivalente possui os mesmos vírus que a vacina anterior, com a adição de mais um tipo de Influenza B. Essas vacinas podem ser tomadas por qualquer pessoa a partir dos 6 meses de idade. As crianças de 6 meses a 1 ano precisam tomar duas doses em um intervalo de 1 mês.

As gestantes devem fazer a vacina da Gripe H1N1(Foto: Divulgação)

As gestantes devem fazer a vacina da Gripe H1N1(Foto: Divulgação)

A mudança anual da vacina

Todos os anos a vacina sofre mudanças significativas na sua composição para se adequar aos tipos de vírus que estão circulando entre a população. A nova composição das vacinas é definida pela Organização Mundial da Saúde, mas este ano não ocorreram tantas mudanças. A nova composição da vacina permaneceu igual em relação ao H1N1 do ano passado, por isso muitas vacinas que sobraram foram usadas para vacinar algumas pessoas enquanto as novas unidades não chegavam aos postos de saúde. Mas, a indicação é que as pessoas tomem a vacina mais nova, pois a antiga não protege de maneira eficaz contra os vírus Influenza B e H3N2.

A vacina da gripe está disponível nos postos de saúde e na rede privada (Foto: Divulgação)

A vacina da gripe está disponível nos postos de saúde e na rede privada (Foto: Divulgação)

Sintomas da gripe H1N1

Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os que surgem em uma gripe normal, mas geralmente costumam ser mais graves e intensos. Fique atento a qualquer sinal e vá ao médico se as coisas piorarem. Os sintomas mais comuns, são: febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, espirros, dor na garganta, fraqueza, congestão nasal e vômitos.

Continuar Lendo  Como tratar micose nas unhas em casa

Top