Como Comer Menos À Noite – Dicas

Muitas pessoas adquirem o habito de comer a noite, assaltam a geladeira e acabam comprometendo os resultados de qualquer dieta. No período noturno, o…

Muitas pessoas adquirem o habito de comer a noite, assaltam a geladeira e acabam comprometendo os resultados de qualquer dieta. No período noturno, o ganho calórico acontece com maior facilidade porque o corpo não queima gorduras o suficiente durante o sono, ele se encontra em repouso.

Para combater o problema da fome noturna, os nutricionistas estão desenvolvendo técnicas capazes de regularizar a alimentação e os horários das refeições. A disciplina alimentar não consiste em parar de comer, mas sim em consumir os alimentos em quantidades menores. Todo o cuidado é necessário no combate à obesidade, especialmente quando a pessoa já se encontra acima do peso.

Mas afinal, como comer menos a noite? Como suportar a ansiedade de não roubar aquele doce delicioso no fundo da geladeira?! São questões complicadas que exigem determinação e força de vontade daqueles que desejam um equilíbrio alimentar. A lei para o controle alimentar é: nada de carboidratos durante a noite.

Já está comprovado que os alimentos ricos em carboidratos contribuem com a obesidade, aumentando o índice de gordura no corpo. Esse nutriente é necessário para a vida e está presente na maioria dos alimentos saborosos, mas deve-se ter cuidado com os excessos da sua ingestão. O carboidrato em maior quantidade é recomendado para as pessoas que praticam atividades físicas e por isso necessitam de energia, mas não para integrar o cardápio alimentar da noite.

Todos os programas de emagrecimento destinam um cuidado especial para a hora do jantar, os alimentos que constituem essa refeição precisam ser leves, saciáveis e com baixos índices calóricos. Com o jantar sendo realizado em torno das 20h00, a pessoa não vai sentir fome tão facilmente durante a madrugada. O prato dessa refeição deverá ser composto por uma pequena quantidade de arroz, salada e uma carne grelhada. Abusar das verduras como a alface é uma das melhores dicas para comer menos a noite, isso porque o alimento provoca saciedade e tem substâncias relaxantes em suas folhas.

Caso a pessoa sinta fome durante a madrugada e não consiga dormir, recomenda-se seguir as regras da dieta para noite, mantendo o autocontrole para não se render às tentações como doces e massas. Um chá de ervas acompanhado de bolachas água e sal podem ajudar a inibir a fome noturna e afastar os males da ansiedade.

As dicas para alimentação saudável são sempre bem vindas, por isso não pule as refeições e controle as extravagâncias. A síndrome da fome noturna também acontece devido a fatores emocionais, que acarretam outros sintomas prejudiciais a saúde do indivíduo (hipertensão, diabetes, colesterol).






Top