Febre Amarela 2018: Cuidados e Onde encontrar Vacinas

Para evitar o surgimento da doença e surtos em todo o país, agentes de saúde e postos de atendimento estão recebendo várias unidades da…

Para evitar o surgimento da doença e surtos em todo o país, agentes de saúde e postos de atendimento estão recebendo várias unidades da vacina contra a febre amarela, além de estarem repassando cuidados para todas as famílias com o intuito de diminuir o foco e acabar com o mosquito.

Febre Amarela pode matar (Foto: Divulgação)

Febre Amarela saiba mais sobre a doença

Se você ainda não sabe muito sobre a doença, poderá descobrir a seguir os principais cuidados que devem ser tomados para evita-la, assim como onde encontrar as vacinas. Não deixe de ler.

Vacina fracionada contra a Febre Amarela (Foto: Divulgação)

Cuidados contra a febre amarela

A principal forma de combater e prevenir a febre amarela é tomando a vacina. Mais de 80% da população deve estar vacinada para prevenir a doença em todas as regiões. Além da vacinação, também é preciso combater o mosquito causador da doença, o famoso Aedes Aegypti.

Isso pode ser feito evitando o acúmulo de água parada, já que o mosquito coloca os seus ovos em água limpa, mas não precisa ser potável. Por isso qualquer tipo de água parada deve ser jogada fora. Outro meio de combater o mosquito é colocando areia nos vasos de plantas para evitar que a água da chuva se acumule ali. Outra opção é lavar o prato dos vasos de plantas com regularidade ou não usá-los mais. Você também deve colocar desinfetantes nos ralos e limpar as calhas.

É muito importante fazer a vacina para evitar a doença (Foto: Divulgação)

Vacinação e onde encontrar as vacinas

As vacinas podem ser encontradas em todos os centros e unidades de pronto-socorro de todo o país. Todos esses locais estão abastecidos com boas doses da vacina contra febre-amarela, sem falar que há mais de 10 mil unidades nos estoques de reserva.

Para crianças de 6 a 9 meses de idade incompletos, a vacina deve ser dada somente em situações de emergência, vigência de surtos, epidemias ou em caso de uma viagem inadiável. Para crianças de 9 meses a até 4 anos incompletos, a vacina deve ser dada aos 9 meses e uma outra dose de reforço aos 4 anos. Por último, a partir dos 5 anos de idade caso a pessoa já tenha tomado uma dose da vacina, poderá tomar mais uma dose. Se nunca tomou, deve tomar uma dose inicial e outra de reforço em 10 anos.

Você pode não desenvolver os sintomas da febre amarela e ter contraído a doença (Foto: Divulgação)

Sintomas da Febre Amarela

Em alguns casos a febre amarela não possui sintomas, mas quando surgem, os principais são os seguintes: dores de cabeça, febre, fadiga, fraqueza, dores musculares em todo o corpo, perda de apetite, vômito, náuseas, língua ou face avermelhada, entre outros.

Na fase aguda da doença os sintomas tendem a durar por até quatro dias e depois passam sozinhos, entretanto é fundamental efetuar o tratamento para evitar o óbito. Algumas pessoas ainda tendem a desenvolver sintomas mais fortes cerca de 24 horas depois que os sintomas mencionados foram embora, e essa fase é chamada de tóxica. Ela engloba sintomas como: dores abdominais, febre alta, urina escura, sangramentos na boca, nariz, estômago, olhos. Assim que os primeiros sintomas surgirem é fundamental ir ao médico.

 






Top