A importância de ler o rótulo dos alimentos

Muitas pessoas não leem os rótulos dos alimentos do mercado e nem sabem a importância que eles têm. É na embalagem que o produto…

É importante ler os rótulos dos alimentos

Muitas pessoas não leem os rótulos dos alimentos do mercado e nem sabem a importância que eles têm. É na embalagem que o produto traz informações sobre sua qualidade, sua data de vencimento e as substâncias que o compõem. Quando não checamos essas informações, corremos o risco de consumir produtos estragados ou substâncias que nos fazem mal.

Não apenas a saúde é prejudicada quando não se escolhe direito os alimentos. O consumo inadequado de produtos traz despesas extas e problemas para toda a família, o que influencia até na parte financeira. Ler os rótulos é mais do que uma simples opção, é uma forma de cuidar da saúde de toda a sua família.

O rótulo é uma forma de comunicação, visual, entre o consumidor e o produto. Quanto mais você souber sobre o que está comprando, melhor será a sua escolha.

É importante ler os rótulos dos alimentos

Informações que devem estar presentes nos rótulos.

Origem: É importante conhecer a procedência do produto que se está adquirindo. Assim, há como avaliar a distância que o alimento percorreu para chegar até o local de compra. Quanto maior a distância, maior os custos ambientais com o transporte do produto.

Data de validade: Esta deve ser a primeira informação a ser vista pelo consumidor. Deve estar legível e dentro do prazo para o consumo. Preste muita atenção aos produtos em promoção, muitas vezes estão próximos do vencimento do prazo de validade.

A temperatura: Essa é uma importante informação que muitas vezes esquecemos de olhar. Quando o produto não é armazenado na temperatura certa, pode estragar mesmo estando no prazo de validade.

Informações nutricionais. É obrigatório constar no rótulo o valor energético, quantidade de carboidrato, proteína, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Pessoas que estão fazendo dietas para diminuir colesterol devem ficar atentas a essas informações para escolherem produtos com menor quantidade de gordura.

Leia Também:  Pimenta – Porque causa Ardência?

Vele lembrar que:

  • Hipertensos devem optar por alimentos com menor quantidade de sódio.
  • Diabéticos devem escolher produtos sem glicose e com menor quantidade de gordura, pois possuem uma facilidade maior de desenvolver doenças cardiovasculares.
  • Alimentos com maior quantidade de fibras ajudam àqueles que possuem constipação intestinal. Por isso, pessoas com esse problema devem preferir alimentos ricos em fibras. Além disso, as fibras ajudam no controle glicêmico dos diabéticos e também aumentam a saciedade.

Antes de comprar qualquer produto, leia o rótulo. Essa atitude não é perda de tempo e sim ganho de saúde.

É importante ler os rótulos dos alimentos

Top