Truques para o bebê dormir

Fazer o bebê dormir a noite toda nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas crianças possuem dificuldades para pegar no sono, outras para dormir a noite…

Por Editorial MDT em 04/04/2013

Fazer o bebê dormir a noite toda nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas crianças possuem dificuldades para pegar no sono, outras para dormir a noite toda. O que a maioria dos pais não sabe é que existem algumas formas bem simples de fazer os pequenos dormirem. Pensando nisso, selecionamos truques para fazer o bebê dormir. Confira.

Os brinquedos podem fazer com que a criança se sinta mais segura. (Foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Sono do bebê

Todos os pais sentem pena do bebê quando tem que deixa-lo sozinho durante o sono. O drama se repete a cada dia. Entretanto, uma noite tranquila de sono depende de uma adoção rígida de hábitos diários. O bebê precisa ter um horário para dormir, acordar cedo, sair ao ar livre, brincar e manter horários regulares de alimentação.

Além disso, eles deixam as atividades mais excitantes para o começo do dia. Com uma rotina pré-estabelecida e alguns truques básicos, é possível fazer com que o bebê durma tranquilamente e também deixe que os pais tenham uma boa noite de descanso.

Ouvir música ajuda o bebê a dormir melhor. (Foto: divulgação).

Veja também dicas para fazer a criança dormir 

Truques para o bebê dormir

1. Ligue o som: as músicas suaves são excelentes para colocar o pequeno para dormir, pois elas ajudam a relaxar. Assim que ele adormecer, o ideal é que os sons cessem, para não atrapalharem o sono do pequeno;

2. Não coloque o bebê na cama do casal: a cama dos pais não é um lugar ideal para que o bebê durma. Ele deve, desde pequeno, acostumar-se com o seu próprio ambiente para dormir. A criança que acostuma a dormir com os pais tem dificuldades em pegar no sono em outro ambiente e pode atrapalhar até a vida amorosa do casal;

3. Mamada antes de dormir: para evitar que o pequeno acorde com fome, a mãe deve amamenta-lo antes de dormir. Dessa forma evita a hipoglicemia noturna no bebê e o acordar de fome durante a noite;

4. Deixe que ele adormeça no berço: não deixe que o bebê durma em seu colo. O ideal é que ele durma no berço e sozinho. Se for preciso, os pais podem ficar do lado até que ele pegue no sono, mas nada de colocá-lo no colo;

5. Brinquedos: eles podem ajudar o pequeno a se sentir mais seguro e pegar no sono. Os pais podem dar um bichinho ou boneco ao bebê, mas devem tomar cuidado para que ele não ofereça riscos a criança.

Coloque o pequeno para dormir no berço. (Foto: divulgação)

Nova técnica para fazer o bebê dormir

Recentemente surgiu uma nova técnica para fazer o bebê se acalmar, parar de chorar e consequentemente dormir. Ela consistem em embrulhar o bebê em um cobertor fino ou lençol, coloca-lo de lado e fazer um barulho em seu ouvido, soprando no ritmo de um coração batendo. O pesquisador que desenvolveu a técnica explica que ela funciona pois simula o ambiente uterino, local onde o bebê se sentia seguro antes de vir ao mundo. Vale a pena tentar.

Veja também dicas para fazer seu filho dormir sozinho 

Os bebês costumam dar um pouco de trabalho para os pais na hora de dormir. Porém, com os truques para fazer o bebê dormir é possível melhorar a qualidade de sono do pequeno e também dos pais. Não se esqueça de que manter o bebê calmo é a melhor solução para que ele tenha uma boa noite de sono.

Top