Dicas para fazer seu filho dormir sozinho

Muitas crianças dormem entre os seus pais por medo, insegurança ou mesmo por comodismo. No entanto, esse costume pode ser  maléfico, tanto para elas,…

Por Editorial MDT em 26/02/2012

Quando a criança se acostuma a dormir no meio dos seus pais, pode causar danos ao casal e a ela mesma (foto: divulgação)

Muitas crianças dormem entre os seus pais por medo, insegurança ou mesmo por comodismo. No entanto, esse costume pode ser  maléfico, tanto para elas, que crescem inseguras, quanto para o casal, que pode perder a intimidade. Por isso, veja aqui algumas dicas para fazer o seu filho dormir sozinho.

É difícil acordar de madrugada para ir ao quarto do bebê para trocá-lo ou amamentá-lo. Por isso, muitos pais acabam deixando-o dormir em seu quarto por puro comodismo. Entretanto, com o tempo, isso se tornará um costume e será difícil revertê-lo. Sendo assim, é mais válido espantar a preguiça enquanto a criança é pequena que ter que reeducá-la depois de grande.

Mantenha sempre uma rotina na hora do sono de seu filho. Para tanto, desligue a televisão, diminua as luzes e os barulhos da casa e mande-o para o próprio quarto. Dirija-se a ele e leia um livro, cante músicas ou converse sobre seu dia até que  pegue no sono:  dê-lhe um bichinho ou um paninho para que  se sinta mais protegido.

Com um bichinho, a criança se sente mais protegida e dorme em paz (foto: divulgação)

Se a criança disser que quer dormir com os pais porque tem medo de ficar sozinha no quarto, que é cheio de bichos e monstros, entre no jogo dela abrindo os armários e olhando embaixo da cama. Assim, ela se sentirá mais segura e dormirá em paz.

Porém, se houver muita insistência, por parte dela, em dormir na sua cama, deite-se com ela por alguns dias. Depois, fique sentada a seu lado até que  durma e, por fim, espere o sono dela chegar, em pé na porta. Desse modo, ela irá se acostumando devagar com o seu afastamento até conseguir dormir sozinha tranquilamente.

Leia, converse ou cante para a criança até que ela durma (foto: divulgação)

Contudo, se  perceber que o seu filho está apenas fazendo manha para dormir no meio dos pais, seja firme com ele e, mesmo que insista,  se debata, diga-lhe que não poderá dormir com vocês.  Assim acabará aprendendo  que não é desse modo que  conseguirá o que quer. Por outro lado, se  ceder uma vez, ele perceberá que,  agindo dessa forma,  sempre será acolhido.

Para que  seu filho durma sozinho, tenha muita paciência e persistência até que  aprenda que existe um quarto somente para ele.  Assim, a família será  mais feliz  no futuro, pois terão harmonia, paz e sossego.

 

 

 

Top