Tratamentos Para Tuberculose

PUBLICIDADE

A Tuberculose é uma doença altamente contagiosa, pois ela é uma doença infecciosa causada pela contaminação pelo vírus “bacilo de koch” , para quem acha que a Tuberculose afeta única e exclusivamente os pulmões esta enganado, pois ela pode afetar outros órgão do corpo como: rins, órgão genitais, intestino delgado, ossos, etc. a transmissão da tuberculose é direta de pessoa para pessoa através da saliva e ambientes fechados que contenham pouca ventilação.

A doença geralmente infecta pessoas que estão com o seu sistema imunológico fraco, por isso que manter-se bem alimentado e fazendo exercícios físicos fortalece o organismo que se defende automaticamente desses vírus e bactérias que querem se instalar no organismo. Pois o sistema imunológico pode impedir o desenvolvimento da Tuberculose, após a transmissão do bacilo o sistema imunológico das pessoas pode eliminá-lo, isso mesmo a bactéria pode se desenvolver, mas não causar a doença, mas pode se desenvolver vários anos depois.

Quais são os sintomas da Tuberculose?

Algumas pessoas podem não apresentar sintomas, mas a maioria delas apresenta os sintomas que são muito parecidos com o da gripe e algumas pessoas os ignoram por acharem que estão gripados. A tosse seca persiste com secreção e dura por mais de quatro semanas e junto vem sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, sem vontade de se alimentar e a voz fica rouca.

PUBLICIDADE

Mesmo apresentando esses sintomas as pessoas insistem em achar que estão apenas com um quadro de resfriado e que logo vai passar. Às vezes o diagnóstico demora tanto para ser dado que a doença chega a matar o paciente. Por isso é recomendado procurar um medico imediatamente se os sintomas persistirem para que seja feito o diagnóstico e comece o tratamento da doença antes que seja tarde de mais. Na maioria dos casos a doença tem cura, praticamente cem por cento dos casos se tratados dês de o inicio.

Como é feito o diagnóstico da doença e o tratamento?

O diagnóstico da Tuberculose é feito através de exames laboratoriais que são feitos através da secreção pulmonar e do escarro do paciente, após a confirmação da doença o tratamento deve ser iniciado que é feito a base de antibióticos e dura aproximadamente seis meses, mas é muito importante que o tratamento não seja interrompido para que a cura da doença seja efetuada. Mas muitas pessoas desistem do tratamento por causa dos efeitos colaterais que podem ocorrer, são eles: enjôos, vômitos, indisposição e mal estar geral.

A medicação para o tratamento da Tuberculose é distribuído gratuitamente  pelos postos de saúde, o governo distribui a medicação nos postos da rede publica. Existe uma vacina que protege os pacientes e faz com que o sistema imunológico detecte a bactéria e elimine do organismo, é uma vacina de prevenção da tuberculose a BCG, essa vacina deve ser administrada nos recém nascidos, pois melhora as condições de vida da população e dos enfermeiros para evitar a contaminação com o tratamento dos pacientes.

A Tuberculose já teve um bom tempo erradicada no Brasil, mas começou a voltar sendo trazida por pessoas contaminadas fora do país. Mas graças às vacinas hoje a tuberculose tem cura, a não ser por aqueles pacientes que se negam a fazer o tratamento. Os cuidados dos infectados é muito importante para que a doença não se propague, a pessoa deve ficar isolada durante os primeiros quinze dias de tratamento que é o tempo determinado para que não haja contaminação.

PUBLICIDADE

Para concluir:

Graças ao avanço tecnológico hoje podemos contar com a cura de varias doenças através de vacinas e medicamentos específicos para cada caso como acontece com a Tuberculose. Se você tiver esses sintomas procure um médico imediatamente para diagnosticar a doença e começar o tratamento o quanto antes.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Por favor, quem colocou essa reportagem aí corrige…… URGENTE… o bacilo de Kock é uma bactéria e não um vírus!!!!!!!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.