Sintomas de úlcera no olho

A úlcera de córnea é uma ferida que mostra as camadas mais profundas da córnea. Ela é uma estrutura transparente da superfície anterior do…

A úlcera de córnea é uma ferida que mostra as camadas mais profundas da córnea. Ela é uma estrutura transparente da superfície anterior do globo ocular. O tratamento leva à cura em aproximadamente três semanas. Sem tratamento, a pessoa pode ficar com problemas de visão à longo prazo. Saiba mais sobre os sintomas de úlcera no olho.

A úlcera nos olhos pode causar cegueira. (Foto: divulgação)

Úlcera de córnea

A úlcera de córnea é uma condição patológica em que ocorre uma erosão, ou seja, uma área do olho fica sem epitélio devido a uma infecção por bactéria, fungo ou vírus. As úlceras bacterianas são mais frequentes. Quando provocadas por traumatismos, principalmente na natureza vegetal, devemos pensar em fungos. As lentes de contato podem causar danos, uma infecção ou ferimento no olho podem provocar úlcera na córnea. Pode ainda ser provocada devido a pálpebra não se fechar de maneira adequada.

Sintomas e tratamento

As úlceras da córnea causam dor, sensibilidade à luz e aumento da secreção de lágrimas, tudo isso de maneira moderada. Pode surgir um ponto branco-amarelo de pus na córnea. Quanto mais profunda for a úlcera, mais graves são os sintomas e as complicações.

Essas úlceras podem se fechar com um tratamento, porém podem deixar como sequela uma substância turva e fibrosa que causa cicatrização e impede a visão. Outras complicações incluem as infecções persistentes, perfuração da córnea, deslocação da íris e a destruição do olho.

Trata-se de uma urgência que deve ser tratada imediatamente por um especialista. Para observar a úlcera, o médico aplica gotas que contém um corante chamado de fluoresceína. Pode ser necessário recorrer a uma terapia com antibióticos e, em alguns casos, cirurgia.

A úlcera causa coceira nos olhos. (Foto: divulgação)

Cuidados com a úlcera de córnea

1. Lave bem as mãos com frequência e seque-as com uma tolha limpa. Não toque nos olhos com os dedos. Isso evita o surgimento de infeções;

Continuar Lendo  Greenline Saúde

2. Descanse os olhos o máximo possível até a infecção desaparecer;

3. Não leia nem veja a televisão durante vários períodos de tempo;

4. Use óculos escuros para proteger os olhos de luzes profundas;

5. A úlcera da córnea pode apresentar complicações graves, como perfuração e infecção intra-ocular.

Os colírios são excelentes opções para usar no tratamento das úlceras. (Foto: divulgação)

A úlcera de córnea é uma doença grave que deve ser tratada rapidamente para que não haja comprometimento da visão. O tratamento para olhos secos  e outros problemas que possam evoluir para uma úlcera são essenciais para prevenir a perda da visão. O ideal é consultar um oftalmologista para avaliar o caso e indicar o tratamento correto.

Top