O termo “olho de peixe” é popularmente utilizado para se referir a qualquer lesão hiperqueratótica que aparece na região plantar, ou seja, qualquer lesão mais durinha que aparece na sola dos pés. Na grande maioria dos casos a verruga plantar é a causadora do problema, que pode ser facilmente tratado com algumas medidas simples. Acabe com as principais dúvidas sobre o assunto e saiba qual o tratamento para olho de peixe.
Tratamento para olho de peixe
Como identificar o olho de peixe
O verdadeiro olho de peixe, que recebe o nome técnico de verruga plantar, assim como a maioria das outras formas de verruga, é o resultado de uma infecção viral, que nesse caso, é provocado pelo HPV (papilomavíus). Devido essa natureza infecciosa, as lesões podem acabar se disseminando para outros locais e até mesmo contaminar outras pessoas. A identificação do problema e intervenção precoce é fundamental para evitar complicações e até mesmo uma remoção cirúrgica das lesões.
O olho de peixe é caracterizado por uma região endurecida e hiperqueratórica (com espessamento da pele), que apresenta um pontilhado escuro. A dor local é o principal fator capaz de diferenciar esse tipo de lesão da verruga vulgar.
Ainda assim o diagnóstico definitivo não é clínico e está baseado em exames laboratoriais, capazes de descartar outras hipóteses diagnósticas, como os cravos plantares, que são frequentemente confundidos com o olho de peixe.
Como tratar o olho de peixe
Confira algumas dicas dos principais tipos de intervenção para o olho de peixe e saiba como acabar com esse problema de uma vez por todas.
- Evite traumas sobre a verruga, pois esse tipo de lesão costuma sangrar com facilidade e o atrito ainda é capaz de fazer as verrugas se desenvolverem em outros locais;
- Caso identifique uma verruga plantar, não deixe de procurar auxílio médico, para que possa ser instituído o tratamento mais adequado. Enquanto em alguns casos está indicada a remoção cirúrgica da lesão, em outros é possível optar aplicação de substâncias cáusticas e corrosivas. O tipo de tratamento depende do número de lesões na pele, de sua localização e extensão;
- Caso as lesões sangrem, evite a realização de curativos oclusivos e procure limpar toda secreção o mais rápido possível;
- Caso o olho de peixe se localize em uma região bastante vulnerável ao trauma, tente proteger a região ao máximo e procure auxilio médico.
O olho de peixe, conhecido pelo nome técnico de verruga plantar, é uma lesão causada pelo vírus HPV. Existem várias formas de tratamento do problema, mas é necessário ressaltar a importância de procurar orientação médica, para que seja instituída a terapia mais recomendada para cada caso.