quarta-feira, 28 de setembro de 2022 - 28/09/2022 17:05:39
MundodasTribos

A chamada tarifa social de energia elétrica é um benefício que atribui até 65% de desconto nas contas de luz, a depender da quantidade consumida. Famílias que possuem renda baixa, inscrição no cadastro único ou façam parte do Benefício de Prestação Continuada, têm direito a esse benefício.

Para se inscrever na tarifa social, é preciso que pelo menos um integrante da família vá até à distribuidora que fornece energia para a residência com os documentos necessários:

  • CPF;
  • RG, ou alguma outra documentação com foto;
  • Número de identificação social, Número do benefício do BPC ou código da família no cadúnico;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena, no caso de indígenas;
  • Atestado e relatórios subscritos pelo médico, no caso de famílias com o uso contínuo de aparelhos.

É importante enfatizar, que cada usufruidor da tarifa social têm acesso ao desconto somente em uma residência, seja ela própria ou alugada. Em casos de abdicação ou mudanças do local, a distribuidora de energia deve ser informada.

O que este artigo aborda:

Quem pode ter direito a tarifa social? 

Veja agora os requisitos que você precisa ter para solicitar o direito à tarifa:

  • Idosos que tenham a partir de 65 anos ou pessoas com alguma deficiência, que sejam beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social;
  • Pessoas que tenham inscrição no Cadastro Único com a renda familiar per capita menor ou no valor de 550 reais;
  • Pessoas que tenham inscrição no Cadastro Único com renda familiar de até 3 salários mínimos, que tenham em domicílio alguém com deficiência ou doença, que precisem de aparelhos, cujo funcionamento precise do uso constantemente de energia.

Para consultar a renda per capita é só fazer a soma dos salários recebidos de todos da família que moram na mesma residência e dividir pela quantidade de membros familiares.

Como funcionam os descontos?

Os valores dos descontos vão variar de acordo com o consumo de energia mensal. Sendo assim, para aqueles que possuem inscrição no Cadúnico e no BPC deterão os seguintes valores: consumos mensais de até 30 KWh terão 65% de desconto, de 31 KWh a100 KWh terão 40% e de 101 KWh até 220 KWh terão 10% de desconto.

Veja como se inscrever na tarifa social que oferece desconto na conta de luz

Para os indígenas e quilombolas com inscrição no Cadúnico deterão dos seguintes valores: consumos mensais de até 50 KWh terão 100% de desconto, de 51 KWh a 100 KWh terão 40% e de 101 KWh até 220 KWh terão 10% de desconto.

Em janeiro de 2022, as inscrições para a tarifa social serão realizadas automaticamente, em outras palavras, sem necessitar ir até uma distribuidora de energia, para aqueles que fazem parte do BPC ou Cadúnico.

O conteúdo "Veja como se inscrever na tarifa social que oferece desconto na conta de luz" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Auxílio emergencial já pode ser sacado por trabalhadores nascidos em janeiro

Auxílio emergencial já pode ser sacado por trabalhadores nascidos em janeiro

Resultado das Eleiçoes Americanas

Resultado das Eleiçoes Americanas

Nestlé Trabalhe Conosco 2010

Nestlé Trabalhe Conosco 2010

Seduc cursos técnicos gratuitos Pará 2017

Seduc cursos técnicos gratuitos Pará 2017

Mochila Escolar da Polly, Modelos, Preços

Mochila Escolar da Polly, Modelos, Preços

Compra Coletiva De Ovos De Páscoa

Compra Coletiva De Ovos De Páscoa