Informações sobre labirintite uma doença comum na população, passível de tratamento para cura ou controle dos sintomas.
Labirintite – desordem do equilíbrio posterior a uma infecção no trato respiratório superior;
Processo inflamatório que afeta os labirintos local onde está abrigado o sistema vestibular no ouvido interno.
As principais causas da labirintite estão relacionadas a uma infecção viral ou bacteriana, mas pode ocorrer devido a uma lesão na cabeça, alergia ou reação a algum determinado medicamento ou até mesmo por transtornos na circulação sanguínea que afeta o ouvido interior ou cérebro.
Os principais sintomas são desequilíbrio e tontura, algumas vezes movimentos involuntários dos olhos, a perda de audição no ouvido infectado, em outros casos causa náusea, ansiedade e sensação de mal estar devido à distorção que o cérebro recebe do ouvido.
A labirintite pode estar relacionada ao envelhecimento, problemas cerebrais ou lesões no sistema visual e ou músculo esquelético.
A labirintite viral pode causar perda de audição permanente.
A ansiedade crônica e o ataque de pânico também estão relacionadas a doença, é um efeito colateral comum que também pode causar tremores, palpitações do coração e depressão.
A recuperação da labirintite aguda pode levar cerca de 6 semanas, porém os sintomas podem permanecer por alguns meses ao até mesmo anos.
A recuperação de dano permanente ao ouvido interior segue 3 fases:
Primeiro Período – denominado como agudo incluem vertigem severa e vômito;
Segundo Período – dura cerca de 2 semanas com sintomas sub-agudos de rápida recuperação;
Terceiro Período – Período de compensação crônica dura meses ou anos.
O Tratamento
È importante procurar o médico logo que note o aparecimento de qualquer sintoma, o tratamento no inicio da doença pode conter o avanço da doença e compensar qualquer dano vestibular.
A ansiedade aguda pode ser tratada em curto prazo com benzodiazepinos,como o diazepan, já em longo prazo não é recomendado pois pode causar dependência. Inibidores de Recaptação da Serotonina são eficientes no tratamento da labirintite, atuam aliviando os sintomas de ansiedade e estimulando novos crescimentos neurais no interior do ouvido interno.
A Proclorperazina pode ser prescrita no tratamento de labirintite para o alívio dos sintomas de vertigem e náusea.
A labirintite viral deve ser tratada o mais cedo possível com corticosteróides e/ou medicação antiviral, pois ajuda na prevenção de danos permanentes ao ouvido interno.
Terapia de Reabilitação Vestibular pode eliminar ou reduzir a tontura residual decorrente da labirintite, funciona fazendo com que o cérebro utilize os mecanismos neurais existentes para adaptação, plasticidade e compensação.
Tratamento Natural
Constatei um levantamento na internet apontando o uso do ginkgo biloba, (um ativante circulatório e potenciador do metabolismo celular, comercializado por várias marcadas no Brasil), para o tratamento de derrame, isquemia cerebral, doenças do sistema vestibular (labirintite)
O ideal é que consulte um médico e siga as instruções para o tratamento da doença e principalmente tome regularmente a medicação prescrita pelo profissional.
Por mais inofensivo que pareça a automedicação mesmo que natural, pode causar danos irreparáveis a saúde do individuo, portanto, siga as recomendações médicas.