Tratamento caseiro para Rouquidão

Todo mundo fica rouco ao menos uma vez na vida. Vários fatores que atingem as cordas vocais podem desencadear esse problema. Saiba mais sobre o…

Todo mundo fica rouco ao menos uma vez na vida. Vários fatores que atingem as cordas vocais podem desencadear esse problema. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamentos caseiros para rouquidão.

A rouquidão pode ser provocada por vários fatores. (Foto: divulgação)

O que é rouquidão

A rouquidão é definida como a dificuldade de produzir som ao tentar falar, gerando uma mudança no tom ou na qualidade da voz. A voz pode soar mais fraca, ofegante, estridente ou áspera.

Normalmente ela é provocada por algum problema nas cordas vocais. Na maior parte dos casos, ocorre inflamação da laringe. A rouquidão persiste por semanas ou meses e deve ser analisada pelo médico. Embora alguns casos não sejam importantes, os mais graves como o câncer na garganta podem aparecer.

Veja também voz rouca, cuidados 

Causas da rouquidão

  • Alergias;
  • Refluxo ácido;
  • Câncer de garganta ou laringe;
  • Tosse crônica;
  • Resfriados ou infecções das vias aéreas superiores;
  • Uso excessivo ou abuso da voz;
  • Fumar e beber em excesso;
  • Câncer de tireoide ou pulmão;
  • Nódulos nas cordas vocais;
  • Fraqueza dos músculos em volta da laringe causada por desordens nervosas ou musculares.

    O chá de limão com mel é excelente para tratar rouquidão. (Foto: divulgação)

Tratamento caseiro para rouquidão

1. Chá de limão com mel

Indicações: o limão é rico em vitamina C que ajuda no fortalecimento das defesas naturais do organismo e o mel contem propriedades antioxidantes que desintoxicam o corpo, auxiliando no tratamento da rouquidão provocada por gripes e resfriados.

Ingredientes: 1 limão com casca, 1 copo de água e 3 colheres de mel.

Modo de preparo: bata o limão inteiro no liquidificador junto com água. Em seguida coe e adicione as colheres de mel.  Tome várias colheres ao longo do dia dessa bebida.

2. Chá de orégano, limão e mel

Indicações: esse chá contém propriedades adstringentes que ajudam a purificar a garganta para tratar a rouquidão. Caso o sintoma não esteja relacionado com gripes e resfriados, o ideal é consultar o médico para avaliar o caso.

Ingredientes: 3 folhas frescas de orégano, 1 limão, 500 ml de água fervente e mel.

Modo de preparo:prepare o chá e faça uma infusão de orégano, adicionando as folhas e cobrindo-as com água fervente. Deixe descansar por alguns minutos, acrescente o suco de limão e adoce com mel a gosto. Tome pequenas doses ao longo do dia.

O chá de orégano, limão e mel é muito eficaz no tratamento da rouquidão. (Foto: divulgação)

Veja também como proteger a voz da rouquidão 

A rouquidão é um problema provocado por vários fatores que afetam as cordas vocais. É necessário identificar a causa do problema e, para isso, deve-se consultar o médico. O tratamento caseiro é muito eficaz no combate da rouquidão. Aposte nas dicas citadas acima e obtenha ótimos resultados.

Top