Tratamento caseiro para Foliculite

Editorial MDT 26/04/2013 Bem Estar

A foliculite é a inflamação de um ou mais folículos capilares. Ela pode acontecer em qualquer região da pele. Esse problema pode afetar tanto homens quanto mulheres e geralmente é causado por bactérias. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para foliculite.

A foliculite é conhecida como pelos encravados. (Foto: divulgação)

Foliculite

A foliculite é também conhecida como pelo encravado, sendo um problema muito comum, principalmente nas mulheres. Geralmente ela surge nas axilas, virilhas, pernas, bumbum. Já no homens é mais comum aparecer em região de face e barba.

O problema se inicia quando os folículos capilares são bloqueados ou danificados ao realizar a raspagem, por exemplo durante a depilação com lâmina de barbear. Na maior parte dos casos, os folículos danificados são infectados com a bactéria Staphylococcus, levando a um processo infeccioso e gerando pústulas (pequenas regiões elevadas com presença de pus).

Veja também tratamento para foliculite no couro cabeludo 

Sintomas da foliculite

  • Erupção cutânea;
  • Coceira;
  • Espinhas;
  • Pústulas próximas do folículo capilar no pescoço, virilha ou órgãos genitais.

    O esfoliante de açúcar com mel é excelente para o tratamento da foliculite. (Foto: divulgação)

Tratamento caseiro para foliculite

1. Açúcar com mel

Ingredientes: 50 g de açúcar cristal e 3 colheres de mel.

Modo de preparo: misture os ingredientes em uma vasilha plástica até que forme um creme homogêneo. Tome um banho em água morna e em seguida aplique o produto fazendo movimentos circulares na região afetada. Em seguida enxague com água fria abundante. O tratamento deve ser feito em dias alternados antes da depilação ou até reduzir o problema.

2. Aspirinas com mel

Ingredientes: 5 aspirinas não revestidas, 2 colheres de sopa de água morna e 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo: amasse as aspirinas com água morna até virar uma papinha. Em seguida acrescente o mel. Aplique a máscara nas nádegas e deixe secar por 20 minutos. Depois enxague com água morna e aplique o hidratante anti-acne.

3. Fubá com açúcar

Ingredientes: 3 colheres de fubá, 3 colheres de açúcar e 2 colheres de hidratante corporal.

Modo de preparo: misture todos os ingredientes até que obtenha consistência uniforme. Aplique sobre a pele e faça movimentos circulares para que sejam retiradas as células mortas da pele. Se necessário faça compressas com água morna para reduzir a inflamação.

As foliculites acometem várias regiões do corpo. (Foto: divulgação)

Veja também foliculite, como tratar

A foliculite é também conhecida como pêlos encravados. Ela provoca inflamações dolorosas que dificultam o nascimento dos pelos. O problema pode ser tratado em casa através das esfoliações da pele. Aposte também nas dicas de tratamento caseiro para foliculite citadas e acabe com o problema.

Outros artigos

Cirurgia Plástica nos Dedos dos Pés

03/11/2010

Cirurgia Plástica nos Dedos dos Pés

As pessoas estão cada vez mais exigentes com a estética, principalmente o público feminino. Com essa exigência cada vez mais elevada, a cirurgia plástica está ca...

Comprar Cosméticos Online

18/02/2010

Comprar Cosméticos Online

A compra de cosméticos é uma atividade comum na vida de mulheres vaidosas, elas se revelam preocupadas com a aparência e por isso procuram produtos que possam me...