Transtornos Causados Pelo Bullying

O bullying é uma atitude covarde, bastante agressiva, intencional e repetida causada por uma ou mais pessoas contra uma outra pessoa, causando assim sofrimento…

Por Redacao em 17/04/2011

O bullying é uma atitude covarde, bastante agressiva, intencional e repetida causada por uma ou mais pessoas contra uma outra pessoa, causando assim sofrimento dor e muita angustia.

A pratica geralmente é realizada nas escolas e caracteriza-se por atitudes como dar apelidos constrangedores e até pela agressão física, quem sofre o bullying está sempre exposto a constante humilhação.

As crianças demonstram agressividade e rejeição já na pré-escola, quando não deixam algum coleginha fazer parte das brincadeiras.

Os apelidos rotulados pelos agressores aos seus colegas podem gerar traumas as vitimas que por sua vez não tem como se defender por não ter coragem ou medo, causando conseqüências bem serias na vida dessas crianças.

É muito importante que os pais fiquem atentos a qualquer mudança no comportamento de seu filho, é muito comum às crianças perderem o interesse de ir à escola, o sentimento de tristeza, angustia e as depressões geralmente estão associadas ao bullying.

Em algumas situações a vitima precisa de tratamento psicológico,quando essa situação acontece é sinal de que o caso já esta bem complicado,  no bullying tem a vitima e o agressor, não é só a vitima que precisa de tratamento o agressor também precisa de tratamento.

Quando não houver tratamento psicológico nos casos mais graves de bullying, pode trazer conseqüências serias na saúde física e mental das vitimas os sintomas são inúmeros resistência imunológica baixa, stress, sintomas psicossomáticos, transtornos psicológicos, baixa auto-estima, depressão e até mesmo cegando as ultimas conseqüências o suicídio.

As causas de comportamento abusivo dos agressores são muitas, geralmente eles têm esse tipo de comportamento devido à carência afetiva, ausência de limites, falta de autoridade dos pais ou exagero de autoridade como maus-tratos físicos e psicológicos.

Os agressores têm uma necessidade de dominar, de impor sua autoridade, ele precisa ser aceito por um grupo ter sua auto-afirmação, gosta de chamar a atenção para si e principalmente tem dificuldade de expressar seus sentimentos e de se colocar no lugar do próximo.

Já as vitimas que sofrem o bullying em alguns casos com o passar do tempo, ela poderá a ter pensamento de vingança e de suicídio, comportamentos agressivos e violentos que são prejudiciais a ele próprio ou até a sociedade.

O bullying é muito difícil de ser identificado pelos pais das vitimas ou pela escola, pois as crianças sentem medo e vergonha de contar o que está acontecendo aos seus pais, repensáveis ou professores.

As vitimas são inseguras e não tem coragem de dizer que estão apanhado ou sofrendo humilhações na escola, elas tem medo de confiar nas pessoas e que as pessoas não acreditem no que elas estão dizendo e acima de tudo que sua denuncia teria a confissão de fraqueza.

O bullying é um problema mundial e com conseqüências graves se você souber de alguém que sofre de bullying procure a escola e denuncie para que a escola possa tomar providencias e procure também um tratamento psicológico.

Diga não ao bullying DENUNCIE!!!

Top