Transplante de rosto: antes e depois

O transplante de rosto é um procedimento realizado desde 2005, consistindo na substituição completa ou parcial da face. Uma equipe da Universidade de Lyon…

Por Isabella Moretti em 29/11/2012

O transplante de rosto é um procedimento realizado desde 2005, consistindo na substituição completa ou parcial da face. Uma equipe da Universidade de Lyon foi responsável por empregar a técnica pela primeira vez, recuperando as feições da francesa Isabelle Dinoire. Depois do sucesso do transplante, outras intervenções do mesmo gênero foram realizadas pelo mundo.

Isabelle Dinoire antes do acidente e depois do transplante. (Foto:Divulgação)

Uma nova face para a medicina

Dos transplantes de rosto que já foram realizados até hoje, boa parte deles contou com o trabalho do cirurgião plástico Laurent Lantieri. Ao todo, o médico realizou cinco transplantes e só não teve sucesso em uma das operações, pois o paciente apresentou um quadro de infecção e acabou falecendo.

Apesar do transplante de rosto ser feito desde 2005, as primeiras intervenções cirúrgicas na face começaram em 1994, com a reimplantação do rosto de Sandeer Kaur, uma garotinha indiana de 9 anos que teve o rosto e o couro cabeludo arrancado por uma máquina debulhadora de grãos. O seu rosto foi restaurado com sucesso e ela não precisou fazer transplante.

Para realizar o transplante de rosto, o paciente precisa contar com um doador que possua características semelhantes, como tipo sanguíneo, idade e físico. Depois, a face é ‘desconectada’ dos nervos e transferida para o rosto da pessoa desfigurada. Os médicos realizam então uma cirurgia para reconectar os vasos sanguíneos e os demais nervos. Por causa da sua complexidade e alto risco, o transplante de rosto pode chegar a durar 22 horas.

Saiba mais: Transplante facial realizado nos EUA é mais completo até hoje

Principais casos de transplantes de rosto

Isabelle Dinoire: após ter a face mordida por um labrador em maio de 2005, a francesa recebeu um novo rosto através do transplante, que ocorreu no mesmo ano, meses depois do ataque do cão.

Li Guoxing: o chinês perdeu parte da sua face após ser atacado por um urso. Ele foi submetido a um transplante e conseguiu ter de volta bochechas, nariz e lábios. No entanto, ele veio a falecer em 2008, quatro anos depois da operação.

Pascal Coler: recebeu o transplante parcial de rosto em 2007 para recuperar a deformação causada por sua doença, a neurofibromatose.

Connie Culp, antes e depois do transplante. (Foto:Divulgação)

Connie Culp: o seu transplante foi considerado um dos mais difíceis realizados até hoje, com duração de 22 horas. Connie teve o rosto totalmente destruído depois de levar um tiro do próprio marido. A cirurgia aconteceu em 2008, mas a identidade somente foi revelada em meados de 2009.

James Maki: o seu rosto foi desfigurado após sofrer uma queda no trilho do metrô de Boston, em 2005. Quatro anos após o acidente, James foi submetido ao transplante de rosto e recuperou suas feições.

Rafael: o espanhol recebeu o transplante de rosto em 2010 para restaurar a face, comprometida por causa da neurofibromatose.

Oscar: recebeu o transplante completo de rosto em 2010. Sua deformação no rosto resultou de um acidente que sofreu quando criança, por isso ele cresceu sem poder falar ou respirar corretamente.

Mitch Hunter, antes e depois do transplante. (Foto:Divulgação)

Mitch Hunter: quando tinha vinte anos, Mitch sofreu um acidente de carro e foi atingido por cabos de eletricidade, que deformaram o seu rosto. O transplante foi realizado em 2011.

Dallas Wiens: após ser atingido por um fio de alta tensão, o agricultor de 25 anos ficou desfigurado e perdeu a visão. Anos depois ele conseguiu realizar o transplante, custeado pelo governo americano.

Charla Nash: a americana ficou com o rosto desfigurado após ser atacada por um chimpanzé. Para recuperar o rosto, ela recorreu ao transplante.

Richard  Lee Norris: considerado um dos transplantes de face mais completo realizados até hoje. Richard ficou anos com o rosto desfigurado por causa do acidente que sofreu com uma arma.

Veja também: Transplante Facial – fotos e vídeo

Fotos de transplantes de rosto

Veja a seguir fotos com antes e depois de pessoas que passaram por transplante de rosto:

Top