Como amenizar dor de garganta, dicas

A dor de garganta incomoda muito e pode atingir pessoas de qualquer faixa etária. Esse tipo de problema se torna bastante comum nas épocas…

A dor de garganta incomoda muito e pode atingir pessoas de qualquer faixa etária. Esse tipo de problema se torna bastante comum nas épocas frias do ano, em decorrência das mudanças climáticas e das infecções respiratórias.

A dor de garganta é mais comum nos meses frios. (Foto: divulgação)

Quando os primeiros sinais de inflamação na garganta aparecem, o mais recomendado é procurar auxílio médico. Entretanto a maioria dos casos não é grave e é possível tomar algumas medidas simples capazes de ajudar no processo de recuperação e diminuir a dor. Saiba mais e confira algumas dicas de como amenizar a dor de garganta.

Dicas para amenizar a dor de garganta

  • Mel

Os benefícios do mel para a saúde são conhecidos há milhares de anos. Além de muito saboroso, esse produto é uma poderosa ferramenta no combate da dor de garganta e de vários outros problemas, como gripes e resfriados, cólicas e má digestão. O mel é rico em antioxidantes, que ajudam na recuperação do tecido da garganta, agredido pela inflamação. Uma dica inteligente é usá-lo como adoçante.

  • Própolis

A própolis é outro elemento poderoso produzido pelas abelhas e que é muito eficiente contra a dor de garganta. Além de ser rico em aminoácidos, bioflavonoides e vitaminas, a própolis ainda é capaz de combater a infecção por bactérias e diminuir a dor local.

  • Tomar bastante água

O processo inflamatório local é capaz de deixar a garganta bastante ressecada. Por isso é fundamental caprichar na ingestão de água, que ajuda a diminuir a sensação desconfortável de “garganta raspando”.

  • Gargarejos de água morna e sal

Fazer gargarejos de água morna e sal é uma medida bastante simples e super eficiente no alívio da dor, pois enquanto a temperatura mais quente é capaz de dilatar os vasos sanguíneos da região, o sal ajuda a retirar o muco e qualquer outro tipo de secreção local, diminuindo a dor. Também é possível fazer os gargarejos com ervas especiais.

O mel é uma poderosa ferramente no combate da dor de garganta. (Foto: divulgação)

  • Menta
Continuar Lendo  Remédio caseiro para amigdalite

A menta é excelente para melhorar o hálito e diminuir a sensação incômoda na garganta. O maior problema dessa erva é a curta duração de seu efeito, em comparação com os outros remédios naturais. Seu consumo pode ser feito por balas ou por infusão.

  • Gengibre

Essa planta possui propriedades antibacterianas importantes, que combate uma eventual infecção local além de servir como analgésico para vários tipos de dores. Outro benefício do gengibre é sua capacidade em aliviar a coceira na garganta e ainda proporcionar uma sensação refrescante bastante agradável;

Casos mais graves devem procurar atendimento médico. (Foto: divulgação)

A dor de garganta é um problema que pode ter várias causas e costuma aparecer, especialmente, durante as épocas mais frias do ano. Com algumas dicas é possível amenizar o problema e ainda acelerar a recuperação. É muito importante lembrar que todos os casos graves devem procurar auxílio médico.

Top