Cuidados ao comer fora de casa

Às vezes ficamos com preguiça de cozinhar ou até mesmo não temos tempo para isso. Nos dias atuais, comer fora de casa faz parte…

Às vezes ficamos com preguiça de cozinhar ou até mesmo não temos tempo para isso. Nos dias atuais, comer fora de casa faz parte da rotina de muitos brasileiros. Porém, é preciso ficar de olho na comida que iremos consumir. Pensando nisso, selecionamos dicas de cuidados ao comer fora de casa.

É preciso ter cuidado com os alimentos que são consumidos fora de casa. (Foto: divulgação)

Comer fora de casa

Não comer em casa é um hábito muito comum para pessoas que trabalham fora de casa. Os restaurantes self-service ou por quilo são excelentes opções para quem não tem tempo de ir para casa e preparar sua comida. Porém, é preciso ficar atento para as condições de higiene e manipulação dos alimentos, afinal, o risco de contaminação e intoxicação alimentar é uma possibilidade.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o tempo e a temperatura são fatores necessários na hora de analisar a qualidade dos alimentos que serão consumidos. Isso porque, eles ficam expostos, muitas vezes por horas, estando sujeitos à contaminação por bactérias.

Evite alimentos que contenham maionese. (Foto: divulgação)

Veja também como ser proteger da intoxicação alimentar 

Cuidados ao comer fora de casa

1. Analise as condições de higiene do local: para evitar os problemas gerados pela contaminação dos alimentos, o ideal é observar a higiene do local e as condições em que são servidos os alimentos. As saladas com caldos, por exemplo, contêm maionese e precisam de refrigeração, o que muitos restaurantes não fazem;

2. Escolha bem onde comer: muitas vezes por causa da pressa, as pessoas optam por locais que oferecem comidas preparadas rapidamente. Em grande parte deles, existe descuido tanto na apresentação quando no uso de equipamentos para o preparo dos alimentos. Por isso, opte por restaurantes seguros;

Leia Também:  20 truques para ter cabelos lisos

3. Evite alimentos que contenham maionese: evite o consumo de massas e refeições feitas com maionese, pois é os principais causadores de intoxicação alimentar. Tanto esses alimentos, quanto lanches naturais devem ser mantidos em conservação de 2º a 6º C em cozinhas industriais;

4. Conheça as condições de conservação dos alimentos: a carne é uma das principais causadoras de doenças alimentares e precisa ser refrigerada a temperatura que varia de 0º a 4º. Muitos estabelecimentos ignoram isso e mantêm salgados que contém carne em espaços com temperatura ambiente. Na hora de oferecer ao consumidor, eles aquecem os alimentos e equipamentos como micro-ondas.

Fique de olho nas condições de higiene do local e como são servidos os alimentos. (Foto: divulgação)

Veja também como evitar a contaminação de alimentos 

Comer fora de casa faz parte da rotina de muitas pessoas atualmente. Porém, é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher o local para consumir esses alimentos, pois eles devem ser preparados corretamente, mantidos em temperatura ideal e o local deve ser bem higienizado. Observe as condições de higiene do local antes de consumir os alimentos e evite vários problemas de saúde.

Top