Tipos de manchas de pele

Com o avançar da idade e contínua exposição ao sol, às pessoas acabam sofrendo com o aparecimento de manchas de pele. O problema se torna ainda mais complicado quando estas marcas se manifestam no rosto.

Melasmas. (Foto:Divulgação)

As manchas de pele podem se manifestar de diferentes formas e estas características influenciam diretamente no tratamento realizado. Os tipos de manchas se distinguem com relação à cor, afinal, algumas são escuras, outras esbranquiçadas e até mesmo amareladas.

Manchas de pele: conheça os principais tipos

Confira a seguir informações sobre os principais tipos de manchas de pele:

Melasmas
Os melasmas são manchas que aparecem logo após a gravidez ou também depois de uma tarde inteira de sol intenso. A coloração é puxada para o castanho, os tamanhos variam de um caso para o outro e o formato costuma ser de asas de borboletas.

Além de excesso de sol e gravidez, o melasma pode estar relacionado à predisposição genética e problemas hormonais.

Os melasmas não podem ser curados, mas é possível minimizá-los com um tratamento contínuo.

Manchas senis
As manchas senis são arredondadas, com coloração marrom e tamanhos variados. Este tipo de mancha é comum em pessoas mais velhas, principalmente aquelas que não possuem o hábito de cuidar da pele.

As manchas senis se manifestam nos braços, mãos e pescoço. Quando atingem um estágio mais avançado, o tratamento mais indicado é o laser.

Manchas senis. (Foto:Divulgação)

Fitofotodermatite
As manchas classificadas como Fitofotodermatite possuem uma coloração marrom com fundo avermelhado. Elas aparecem na pele após o contato com frutas cítricas e também estão associadas à exposição solar. Nos casos mais severos, a mancha pode se transformar em uma bolha.

Pitiríase Alba
A Pitiríase Alba, conhecida popularmente como manchas brancas, são claras, arredondadas e com um aspecto pontilhado. O problema pode desencadear coceira e irritação. Os lugares mais afetados são rosto, tronco e membros superiores.

Sardas
Normalmente causadas por predisposição genética, as sardas aparecem na pele de pessoas clarinhas, normalmente com cabelo ruivo ou loiro natural. As manchas são pequenas escurecem com a exposição ao sol.

Sardas. (Foto:Divulgação)

Dicas para prevenir manchas de pele

• Use protetor solar FPS 15 ou maior;

• Evite tomar o sol das 10h e 16h;

• Acessórios como chapéu, viseira e óculos escuros contribuem com a proteção solar;

• Sempre use um creme hidratante após o banho.

• Consuma bastante água.

• Se as manchas de pele estiverem incomodando muito, procure um dermatologista.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply