Tipos de Fibras e Seus Benefícios para a Saúde

Quando queremos começar uma dieta, por mais que a gente pense que não, temos que desenvolver uma que seja rica em proteínas e vitaminas, e sempre ouvimos daqui ou dali que as fibras fazem bem e que são essenciais. Mas afinal, quais são os tipos de fibras existentes? Para que elas servem? E em quais alimentos eu as encontro?

Enfim, são todas as perguntas que fazemos sempre que começamos uma dieta equilibrada. A primeira coisa que você tem que saber quando o assunto é fibras é se essas fibras são solúveis ou insolúveis. Por exemplo, as fibras solúveis entram no processo da digestão, auxiliando, e acabam tendo como reflexo o colesterol (LDL) e ajudam a controlar os níveis de açúcar no nosso sangue, principalmente para você que tem diabetes. E tem como um dos principais benefícios a prevenção do câncer no intestino. Já as fibras insolúveis ajudam ao seu corpo eliminar todos os resíduos através do seu intestino, aumentando o bolo fecal e auxiliando a você não ter mais problemas de constipação. Isso sem falar do controle do PH do seu intestino. Bacana não?

Quando falamos em alimentos, vemos que as fibras tem duas formas de chegar até nós, uma delas é a fibra alimentar e a outra a fibra funcional. Nas fibras alimentares, a gente encontra principalmente em frutas, verduras, grãos e nozes que ingerimos, já as fibras funcionais é uma das tendências dentro da indústria de alimentação. Essa é aquela fibra que fora isolada e extraída das plantas e dos animais a serem utilizadas como forma de suplemento nos alimentos e em bebidas num geral. Todas as suas oferecem sim o mesmo benéficio para a nossa saúde. Você deve saber que as fibras são importantes para a nossa alimentação, mas aposto que você não sabia que essas funções que elas exercem.

Quais são por tanto as principais ações das fibras em nosso organismo? A primeira delas é que ela auxilia na nossa mastigação, e suco gástrico e secreção, por consequência. Enchem também o nosso estomago, o que nos proporciona uma maior sensação de saciedade. Promovem uma certa regularização do tempo de trânsito intestinal, o que acaba atrasando o nosso esvaziamento gástrico, tornando a nossa digestão mais lenta e a nossa absorção mais forte.

Como tem uma enorme capacidade de absorção de água, ela age no cólon fazendo com que você tenha um maior volume de fezes e que essas saiam de forma macia e indolor. Ela também atua no metabolismo dos nossos carboidratos que por sua vez atuam no controle da glicemia e forma assim, um gel no nosso intestino que o torna mais lento essa velocidade com que a glicose entra na nossa corrente sanguínea e por aí vai… São milhares de benefícios para que você consiga ter a sua saúde sempre muito bela e eficaz!

Depois de saber de tudo isso e saber que tudo isso pode estar ao seu alcance, a pergunta ideal para ser feita é qual é a dose que você deverá comer. Bom, o ideal é que você coma uma grande variedade de alimentos para que você consiga absorver todos os nutrientes que você precisa. Por mais que seja benéfico para a saúde, como nós sabemos, tudo o que vem em grande excesso acaba atrapalhando e fazendo com que o seu organismo fique mal.

Se você perguntar aos nutricionistas, eles incentivam o consumo de fibras através de alimentos integrais, que ela já vem na quantidade certa, cerca de 25 a 28 gramas diariamente é o suficiente para que você colha todos esses benefícios. Bom, agora que você já sabe bem o que cada um desses quer dizer, o certo é que você faça uma dieta balanceada e fique de bem com a sua saúde.

Reply