Mitos e verdades sobre suplementos alimentares

Os suplementos alimentares são muito confundidos com os anabolizantes. Enquanto os primeiros são indicados para as pessoas saudáveis, com carência de nutrientes, os esteroides…

Os suplementos alimentares são muito confundidos com os anabolizantes. Enquanto os primeiros são indicados para as pessoas saudáveis, com carência de nutrientes, os esteroides devem ser usados somente em casos bem específicos. Muitos mitos e verdades sobre os suplementos alimentares são criados. Saiba mais sobre o assunto.

Os suplementos alimentares são usados por quem pratica exercícios físicos intensos. (Foto: divulgação)

Suplementos alimentares

Os suplementos alimentares são quase indispensáveis para atletas e praticantes de atividades físicas. São complementos usados no dia a dia para incluir os nutrientes que faltam nos alimentos, porém são muito confundidos com os anabolizantes ou substâncias que são prejudiciais à saúde.

A principal função do suplemento alimentar é equilibrar as carências alimentares nas dietas das pessoas que não podem adquirir todos os nutrientes que o organismo precisa. Eles são compostos de vitaminas, aminoácidos, minerais e possuem o objetivo de melhorar o desempenho físico, reduzir os efeitos adversos dos treinos e garantir a saúde geral e minimizar os efeitos adversos dos treinos contínuos.

Os suplementos não substituem uma alimentação saudável. (Foto: divulgação)

Veja também suplementos alimentares, informações e benefícios 

Mitos e verdades sobre os suplementos alimentares

1. Para ganhar massa muscular é preciso tomar suplementos.

Mito. Segundo especialistas, é possível ganhar massa somente com a alimentação. Uma alimentação equilibrada contém todos os nutrientes necessários para o condicionamento físico.

2. A ingestão de suplementos em excesso e sem prescrição médica pode causar alguns danos à saúde.

Verdade. Nosso organismo necessita de quantidades especificas de suplementos. O excesso de proteína pode sobrecarregar os rins, gerar desequilíbrio metabólico, intoxicação hepática e redução do peso.

3. Suplemento substitui a alimentação.

Mito. O suplemento nunca irá substituir uma refeição. O ganho de massa muscular depende da alimentação saudável e do descanso muscular, já que eles necessitam de uma recuperação para que as fibras alterem seu esforço físico.

Continuar Lendo  Suplementos alimentares: perigos, riscos ao consumir

4. Suplemento alimentar não engorda.

Verdade. Quando consumido na medida certa os suplementos não engordam. Consumimos proteínas, porém o corpo não estoca proteína.

5. Qualquer suplemento leva ao aumento da massa magra.

Mito. Segundo especialistas esta afirmação não se aplica em todos os produtos no mercado, já que existem produtos específicos para todos os tipos de treino.

Os suplementos alimentares devem ser tomados somente sob orientação médica. (Foto: divulgação)

Veja também suplementos alimentares, riscos ao consumir 

Os suplementos alimentares são usados para complementar a alimentação onde o gasto energético é maior que a ingestão. Eles devem ser consumidos somente sobre orientação de um profissional para que não prejudiquem a saúde. Consultar uma nutricionista é uma ótima dica.

Top